A Coreia do Norte voltou a dizer à Organização Mundial da Saúde (OMS) que ainda não registou uma única infeção por coronavírus, segundo a Associated Press. O regime liderado por Kim Jong-un revelou que já testou 25.986 pessoas até ao mês de abril, mas os resultados dos testes deram todos negativo.
O relatório de monitorização semanal da OMS indica que os dados fornecidos pela Coreia do Norte incluem 751 testes realizados entre os dias 23 e 29 de abril. 139 das pessoas submetidas a esses testes tinham doenças semelhantes à gripe ou infeções respiratórias graves.
Os especialistas têm-se mostrado céticos relativamente aos dados transmitidos por Pyongyang, e que apontam para o sucesso do país no combate à pandemia, sem registar qualquer caso positivo. Um dos motivos para esse ceticismo é o frágil sistema de saúde da Coreia do Norte, o outro a permeável fronteira que partilha com a China.
Pyongyang descreveu os seus esforços no combate à pandemia como uma “questão de existência nacional”. Decidiu impedir a chegada de turistas e restringiu o tráfego e as trocas comerciais nas suas fronteiras.
Leia Também: AO MINUTO: Maiores de 60 vacinados em 2 semanas; Protesto contra patentes