Médio Oriente: Exército israelita anuncia que afinal não entrou em Gaza
O exército israelita anunciou hoje que, ao contrário do que tinha afirmado anteriormente, os seus soldados não entraram na Faixa de Gaza, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna".
© REUTERS/Amir Cohen
Mundo Conflito
Na noite de quinta-feira, o exército israelita anunciou em comunicado que tropas tinham penetrado na Faixa de Gaza, no âmbito de uma operação militar contra o movimento islâmico xiita Hamas.
Pouco depois da meia-noite, o exército emitiu novo comunicado com um "esclarecimento" para dizer que "não havia soldados" em Gaza, alegando um "problema de comunicação interna" para justificar a confusão.
Ao longo do último dia, o Ministério da Defesa de Israel aprovou a mobilização de mais de 9.000 soldados reservistas e anunciou o reforço de tropas junto à fronteira com Gaza, para preparar "a opção de uma manobra terrestre", com veículos blindados e artilharia a ser colocados em alerta para poderem ser "mobilizados a qualquer momento".
O conflito israelo-palestiniano já dura há quatro dias e tem assistido a sucessivas escaladas de violência, com o disparo de centenas de 'rockets' por parte do Hamas e a resposta de Israel com fortes bombardeamentos aéreos.
Leia Também: Médio Oriente: Conselho de Segurança realiza sessão pública no domingo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com