A imagem foi partilhada pela Guarda Civil no Twitter e é o espelho infeliz do drama dos migrantes que ocorre atualmente em Ceuta. Nesta, é possível ver um bebé de poucos meses a ser salvo do mar por um agente, Juan Francisco, que é já visto como um herói.
A criança tinha caído à água na praia de Tarajal, considerada como o 'epicentro' da crise, quando o membro do Grupo Especial de Atividades Submarinas da Guardia Civil se lançou para o salvar. "O pai não podia com o bebé, afogavam-se, O guarda salvou-os", disse um porta-voz, citado pelo ABC.
A criança estava vestida, como se pode ver, apenas com um pijama e um gorro na cabeça.
Além desta fotografia, a Guarda Civil mostra mais duas crianças que são faces do drama. "Guardas civis salvam a vida de dezenas de menores que chegavam a Ceuta por mar com as suas famílias", escreveram como legenda.
#MuyGrandes
— Guardia Civil (@guardiacivil) May 18, 2021
Guardias civiles del #GEAS y la #ARS salvan la vida de decenas de menores que llegaban a #Ceuta por mar junto a sus familias. pic.twitter.com/MyzOaB4hjR
De recordar que desde a manhã de segunda-feira, quase 8 mil migrantes entraram no enclave espanhol de Ceuta a nado ou a pé, uma onda migratória sem precedentes. Cerca de 4 mil migrantes já foram devolvidos por Espanha a Marrocos.
Já o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, foi hoje recebido com vaias por vários grupos de pessoas à chegada a Ceuta e Melilla, as cidades autónomas assoladas pela crise migratória.
Mi prioridad en este momento es devolver la normalidad a Ceuta. Sus ciudadanos y ciudadanas deben saber que cuentan con el apoyo absoluto del Gobierno de España y la máxima firmeza para velar por su seguridad y defender su integridad como parte del país ante cualquier desafío.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) May 18, 2021
Leia Também: Crise em Ceuta? "Estando no mesmo barco mais vale atuar em conjunto"