Sali Berisha acusado de "corrupção" e proibido de entrar nos EUA

Os Estados Unidos acusaram hoje o ex-primeiro-ministro albanês Sali Berisha de "corrupção significativa", proibindo-o e à sua família de entrar no território norte-americano.

Notícia

© AFP via Getty Images

Lusa
19/05/2021 15:40 ‧ 19/05/2021 por Lusa

Mundo

Sali Berisha

 

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, considerou o ex-líder culpado de "atos de corrupção", como "desvio de fundos públicos" e "ingerência nos assuntos públicos", incluindo com o objetivo de "enriquecer os seus aliados políticos e membros da sua família".

"A sua própria retórica mostra que ele está pronto para se proteger a si mesmo, os seus familiares e aliados políticos às custas de investigações independentes e esforços anticorrupção", denunciou o secretário de Estado em comunicado.

Blinken reafirmou também a necessidade de instituições democráticas albanesas "transparentes".

O primeiro Presidente não comunista do país (1992-1997) e ex-primeiro-ministro (2005-2013), Sali Berisha dominou a cena política albanesa durante mais de duas décadas.

Para os apoiantes, foi um dos atores da queda do comunismo.

Para os adversários, é um dos representantes de um sistema político corrupto e responsável pelo caos de 1997, quando uma revolta armada provocou mais de 2.000 mortos.

Os pedidos de visto de Sali Berisha, da sua esposa e dos seus dois filhos vão ser recusados, indicou o chefe da diplomacia norte-americana, com base numa lei que sanciona responsáveis estrangeiros suspeitos de corrupção significativa ou violação de direitos humanos.

Leia Também: MNE quer abrir negociações com Macedónia do Norte e Albânia este semestre

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas