A erupção do vulcão do Monte Nyiragongo abrandou após ter causado uma noite de sobressalto nos habitantes de Goma, uma das maiores cidades da República Democrática do Congo. A informação de que a atividade no vulcão acalmou foi partilhada pelo Goma Volcano Observatory, que monitoriza o Nyiragongo.
Não há relatos de vítimas nesta altura nem foram contabilizados oficialmente danos materiais, no entanto, vídeos que circulam nas redes sociais permitem ter uma ideia das consequências da erupção do vulcão.
A lava expelida pelo Monte Nyiragongo fluiu de forma lenta mas constante e destruiu algumas casas e incinerou terrenos.
Após a erupção e face ao histórico do Nyiragongo, foi ordenada a evacuação dos habitantes de Goma, tendo milhares de pessoas enchido as ruas, fugindo das proximidades do vulcão. “Não houve um movimento massivo de pânico, mas as pessoas estão muito preocupadas”, disse Tom Peyre-Costa, o porta-voz do Conselho de Refugiados Norueguês para África Ocidental e Central, em declarações à CNN.
The situation in #Goma is worsening. The lava has reached the airport and should not stop until the lake. Massive population movements towards the north or Rwanda. Some NGOs evacuating. #Nyiragongo pic.twitter.com/G4HEjdHJFD
— Tom Peyre-Costa (@Tom_Peyre_Costa) May 22, 2021
Peyre-Costa contou que os habitantes retirados de Goma dirigiram-se inicialmente à fronteira com o Ruanda, mas, como esta estava encerrada, regressaram a Goma e rumaram a uma área a norte da cidade.
A súbita atividade vulcânica provocou o pânico na população, conhecedora da fúria do vulcão.
"O céu ficou vermelho", contou uma habitante, temendo "as chamas gigantes saídas da montanha", enquanto os odores de enxofre se espalhavam pela cidade.
O presidente da República Democrática do Congo, Félix-Antoine Tshisekedi, decidiu interromper a sua visita à Europa para voltar ao país este domingo, de forma a “supervisionar a coordenação da assistência às populações de áreas ameaçadas” pela erupção do Nyiragongo, revelou a conta de Twitter da Presidência da República Democrática do Congo.
Le Président Tshisekedi a décidé d'interrompre son séjour en Europe pour rentrer dès ce dimanche au pays afin de superviser la coordination des secours aux populations des zones menacées par cette éruption volcanique.
— Présidence RDC 🇨🇩 (@Presidence_RDC) May 22, 2021
A última grande erupção do Nyiragongo aconteceu em 2002, tendo na altura provocado a morte a 250 pessoas e gerado milhares de deslocados.
Leia Também: RDCongo ordena evacuação de Goma após erupção de vulcão Nyiragongo