AO MINUTO: Nenhum óbito ou internamento novo. Mais de 400 alunos isolados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Reuters

Sara Gouveia
27/05/2021 08:08 ‧ 27/05/2021 por Sara Gouveia

Mundo

Covid-19

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para a elaboração do plano de vacinação contra a Covid-19, esclareceu na noite de quarta-feira por que motivo a aceleração da vacinação irá ocorrer em todo o país e não apenas em Lisboa e Vale do Tejo. Segundo o responsável, o autoagendamento para maiores de 50 anos poderá estar disponível a partir de hoje à tarde, quinta-feira.

Portugal reportou, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 572 novos contágios e nenhuma morte nas últimas 24 horas. Em termos globais, Portugal contabiliza 847.006 infeções e 17.022 óbitos. Os recuperados são já  807.532.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h52 - África tem urgência de 20 milhões de segundas doses da vacina. África precisa de pelo menos 20 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford nas próximas seis semanas para conseguir administrar segundas doses a todos os que receberam a primeira, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

15h46 - Corticosteroides inalatórios para a Covid? "Não há evidência suficiente". A Agência Europeia de Medicamentos alerta a comunidade médica de que não há evidência que o uso de corticosteroides inalatórios - um fármaco usado, por exemplo, por asmáticos - traga benefícios para pacientes infetados com SARS-CoV-2. Pode, até, haver danos.

15h22 - Equipa médica portuguesa deixa Cabo Verde com elogios à organização. As equipas médicas que Portugal disponibilizou para reforçar a capacidade de resposta à covid-19 dos hospitais centrais cabo-verdianos terminam domingo a missão de duas semanas, assumindo elogios à organização que encontraram, apesar do elevado número de infetados.

15h02 - Vacinação em Barcelos provoca caos, ARS garante medidas. O processo de vacinação contra a Covid-19 em Barcelos originou hoje um grande aglomerado de pessoas, sem distanciamento social, mas a Administração Regional de Saúde do Norte garante estão a ser tomadas medidas para resolver a situação. 

14h43 - Em Espanha, há acordo para prolongar lay-off até setembro. O governo espanhol assinou hoje com os parceiros sociais o acordo para prolongar até 30 de setembro o financiamento público da redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho (lay-off). "Conseguimos renovar o regime [de lay-off] por consenso até setembro, alcançando um bom equilíbrio entre proteção e incentivos para que os trabalhadores regressem ao trabalho", congratulou-se o ministro da Segurança Social, José Luis Escrivá, na rede social Twitter.


  

14h35 - Balanço mundial indica 3.500.321 mortos em todo o mundo. A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 3.500.321 mortos no mundo desde que a Organização Mundial de Saúde detetou a doença, na China, em dezembro de 2019, segundo um balanço da AFP com base em fontes oficiais. Mais de 168.332.420 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

14h26 - Açores com 42 novos casos de Covid-19. Um é nas Flores. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 42 novos casos de infeção por Covid-19, sendo 41 em São Miguel e um nas Flores, anunciou esta quinta-feira a Autoridade de Saúde Regional. Ao todo, foram realizados 2.255 testes desde ontem na região.

14h24 - Universidade do Algarve vai rastrear estudantes que vivem em residências. A Universidade do Algarve (UAlg) vai iniciar um rastreio à covid-19 entre os estudantes que vivem em residências universitárias, uma medida de prevenção apesar da baixa incidência da doença na comunidade académica, disse à Lusa fonte da instituição. Segundo a mesma fonte, a testagem à população das residências universitárias em Faro vai decorrer entre 31 de maio a 2 de junho, num universo de cerca de 500 pessoas, de forma gratuita e voluntária, a segunda operação após a testagem em massa realizada no arranque das aulas presenciais, em abril.

14h03 - Dia sem mortes em Portugal. Há mais 572 infetados. Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS e que dá conta de zero óbitos e mais 572 novos contágios nas últimas horas. Com esta atualização, o país passa a acumular 847.006 casos de infeção e 17.022 óbitos desde o início da pandemia. Nesta altura há 22.452 casos ativos no país (mais 105 do que ontem), de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde.

13h51 - Mais de 25 mil doentes colocados em cuidados continuados desde o início da pandemia. 25.300 doentes que estavam internados em hospitais públicos foram colocados em unidades de cuidados continuados desde o início da pandemia, disse hoje à Lusa a coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). "A RNCCI alargou a sua oferta e foi possível internar mais 25.300 doentes entre março de 2020 e março de 2021", disse Purificação Gandra, que falava à Lusa a propósito do Barómetro de Internamentos Sociais, divulgado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

13h45 - Motoristas congratulam-se com reforço da testagem mas queriam vacinação. O Sindicato dos Motoristas TVDE congratulou-se hoje com o anúncio do reforço da testagem à Covid-19 ao setor, considerando, no entanto, que a medida devia ir mais longe e abranger a vacinação

13h28 - Voo Portugal-China suspenso transportava "sobretudo cidadãos chineses". O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, confirmou hoje já ter tido conhecimento da suspensão do voo direto entre Portugal e a China, adiantando que a ligação se destinava, atualmente, sobretudo a cidadãos chineses. "O voo Lisboa-Xi'an era o único voo direto atualmente em operação entre Portugal e a China e destinava-se sobretudo ao transporte de cidadãos chineses, dadas as restrições de entrada de cidadãos estrangeiros em território chinês", afirmou.

13h19 - Não se esqueça! Se tem mais de 55 anos já pode fazer o autoagendamento. "Se tem mais de 55 anos e ainda não foi vacinado, pode fazer o agendamento da sua vacina no local e hora que pretender", recorda esta quinta-feira o SNS.

13h03 - Escola em Évora com 410 alunos em casa por suspeita de professor infetado. Mais de 400 alunos do 10.º ao 12.º anos da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora, estão desde hoje em ensino à distância, por suspeitas de Covid-19 por parte de um professor, revelou fonte do estabelecimento.

12h51 - Ministro da Saúde britânico rejeita acusação de mentir sobre pandemia. O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, qualificou de "infundadas" e falsas as alegações feitas pelo ex-assessor do Governo Dominic Cummings de que mentiu reiteradamente durante a gestão da pandemia Covid-19. "Estas alegações infundadas em torno da honestidade não são verdadeiras, e tenho sido honesto com as pessoas, em público e em particular, todos os dias desde que comecei a trabalhar na resposta a esta pandemia em janeiro passado", afirmou no Parlamento. 

12h28 - Bloco de Esquerda avisa que alterar critérios como matriz de risco dificulta comunicação. A coordenadora do BE, Catarina Martins, avisou hoje que alterar critérios, como a matriz de risco da pandemia, torna mais difícil a comunicação com a população, motivo pelo qual o partido tem sido desfavorável a mudanças "muitas vezes". A líder bloquista recordou que na sexta-feira haverá uma nova reunião com peritos.

11h52 - Médico japonês alerta que Jogos Olímpicos podem levar a "nova variante". Um grupo de médicos de Tóquio, no Japão, cidade que vai acolher os Jogos Olímpicos (JO) deste ano, alertou, esta quinta-feira, para os riscos que esta celebração do desporto pode trazer ao país. Se houve quem avisasse que poderá ocorrer um potencial "desastre", o especialista Naoto Ueyama foi mais longe: "pode surgir uma nova variante" do vírus. 

11h28 - Fretaram avião para casar no ar. Agora, estão a ser investigados na Índia. A aviação civil indiana abriu uma investigação a um vídeo colocado nas redes sociais - e que se tornou viral - onde, alegadamente, um casal dá o nó a bordo de um avião, para contornar as regras aplicadas no país devido à pandemia da Covid-19. 

11h25 - China condena decisão de Biden de ordenar investigação à origem do vírus. A China criticou hoje o Governo dos Estados Unidos, após o Presidente Joe Biden ter dado 90 dias aos serviços de informação do país para produzir um relatório sobre a origem da pandemia da Covid-19. "Desta vez, os Estados Unidos estão a tentar usar os serviços de informação para conduzir uma alegada investigação, mas a história sombria dos serviços de informação norte-americanos é conhecida há muito pelo mundo", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Zhao Lijian. 

11h05 - França suspeita de papel russo em campanha para difamar vacina da Pfizer. As autoridades francesas de contraespionagem estão a investigar se o governo russo terá desempenhado um papel na contratação de bloggers de saúde e ciência franceses para que semeassem dúvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer contra a Covid-19. A notícia foi avançada por um responsável de segurança francês ao Wall Street Journal.

10h27 - África com mais 276 mortes e 10.916 infetados nas últimas 24 horas. África registou mais 276 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 129.345, e 10.916 infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos no continente é de 4.788.216 e o de recuperados é de 4.335.780, mais 8.706 nas últimas 24 horas.

10h24 - Porto quer oferecer 1 hora de estacionamento para apoiar comércio de rua. A Câmara do Porto quer isentar, entre junho e agosto, os clientes do comércio de rua do pagamento do estacionamento nos parques municipais, pelo período de uma hora, através da atribuição de 25 mil 'tickets', para apoiar aquela atividade particularmente afetada pela pandemia de Covid-19.

09h36 - Gonçalo Guedes testou positivo à Covid-19. O jogador de futebol testou positivo à Covid-19 e vai falhar o arranque dos trabalhos da Seleção Nacional, esta quinta-feira, tendo em vista a sua participação no Euro'2020. Segundo o Maisfutebol, o atacante do Valencia já se encontra isolado e a sua situação pode não ter implicações na convocatória de Portugal para o Europeu.

09h32 - Cientistas dizem ter encontrado a causa para efeitos secundários de vacinas. Num novo estudo (ainda não foi revisto pela comunidade científica), investigadores alemães afirmam ter encontrado uma causa para os casos raros de coágulos sanguíneos verificados entre algumas pessoas que receberam as vacinas produzidas pela AstraZeneca e Johnson & Johnson. Segundo o professor da Universidade Goethe, em Frankfurt, Rolf Marschalek, que conduz estudos sobre o assunto desde março, o efeito secundário é causado pelo vetor de adenovírus e pode ser corrigido, cita o Financial Times.

09h10 - Japão planeia estender estado de emergência em Tóquio e outras regiões. O governo do Japão pretende decidir esta sexta-feira sobre a prorrogação do estado de emergência em vigor no país, para Tóquio e outras grandes cidades, durante o mês de junho. Em causa está o aumento de casos e a realização dos Jogos Olímpicos daqui a menos de dois meses.

08h31 - Vacina da Sanofi entra na fase 3 de ensaios clínicos. O grupo farmacêutico francês Sanofi anunciou hoje o início de testes em larga escala para o seu principal projeto de vacina anti-Covid-19, desenvolvida com a britânica GSK, confirmando a expetativa de lançamento no final deste ano. "A Sanofi e a GSK estão a começar um estudo internacional de fase 3 para avaliar a eficácia da sua vacina contra a Covid-19", anunciou o grupo francês em comunicado, dez dias após o anúncio de resultados encorajadores nos primeiros testes.

07h50 - Facebook deixa de banir informações sobre origem humana da Covid-19. O Facebook vai deixar de remover publicações que aleguem que a Covid-19 foi fabricada por humanos, anunciou a rede social na quarta-feira. A mudança de política da rede social surge depois de um relatório dos serviços de informações norte-americanos ter revelado que pelo menos três cientistas de Wuhan terão adoecido em novembro de 2019. 

08h21 - Desigualdades no trabalho agravaram-se com pandemia. Nos últimos anos foram conseguidos alguns avanços para a igualdade entre homens e mulheres no mundo laboral, mas a pandemia da Covid-19 representou um retrocesso, com perda de rendimento e acumulação de tarefas para as mulheres, considerou a CGTP.

08h00 - Duas doses da vacina da Sinopharm eficazes em casos sintomáticos. Duas doses da vacina chinesa da Sinopharm mostraram mais de 70% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19, mas ainda não é claro o nível de proteção que oferecem contra casos graves ou assintomáticos. Estes são os primeiros resultados publicados de um grande estudo em fase final.

07h48 - Alemanha regista mais 6.313 novos casos e 269 mortes por Covid-19. O país soma, esta quinta-feira, mais 6.313 casos de Covid-19 e 269 mortes. Em termos acumulados, o país regista, desde o início da pandemia, 3.662.490 infetados e 87.995 vítimas mortais da doença. Segundo os dados do Instituto Robert Koch (RKI), a incidência acumulada a sete dias desceu para 41 novas infeções por coronavírus por 100.000 habitantes, em comparação com os 46,8 de ontem.

07h32 - China suspende voo direto a partir de Portugal após detetar casos a bordo. As autoridades chinesas anunciaram hoje a suspensão da ligação aérea entre Portugal e a China, por um período de duas semanas, após detetarem sete casos de Covid-19, em 14 de maio, num voo oriundo de Lisboa. "Após o período de suspensão, a operação pode ser retomada, com a frequência de um voo por semana", lê-se na mesma nota.

07h29 - EUA com 1.016 mortos e 23.386 casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 1.016 mortes provocadas por Covid-19 e 23.386 novos casos nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Com 591.922 óbitos desde o início da pandemia, os EUA continuam a ser o país com mais mortes e também com mais casos no mundo, com um total acumulado de mais de 33,1 milhões (33.188.028) de infeções.

07h23 - Matriz alterada por ser Lisboa? As linhas limite definidas pelo Governo no início do desconfinamento já foram ultrapassadas em Lisboa, pois neste momento o número de novos casos continua a crescer e o Rt está acima de 1. No entanto a situação a nível hospitalar mantém-se estável e por isso, segundo o Expresso, o Governo vai ouvir os especialistas amanhã e alterar a matriz de risco, o que evitará que Lisboa recue nas medidas.

07h19 - China deteta 19 casos, dois por contágio local. A China detetou 19 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo dois de origem local, e os restantes oriundos do exterior, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. Os casos locais foram detetados na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong.

07h15 - Segunda maior cidade australiana entra hoje em confinamento. Melbourne, a segunda maior cidade australiana, capital do estado de Vitória, vai entrar em confinamento a partir da meia-noite de hoje, para combater um surto de Covid-19 associado à variante detetada na Índia, anunciaram as autoridades. Durante sete dias, os cinco milhões de habitantes de Melbourne só poderão sair de casa para comprar produtos essenciais, prestar e receber cuidados de saúde ou para se vacinarem contra a doença.

07h07 - Brasil recebe mais 629.400 doses da vacina da Pfizer. O país recebeu na quarta-feira mais 629.400 doses da vacina contra a Covid-19 produzida pelo consórcio Pfizer/BioNTech, informou o Ministério da Saúde brasileiro. Este novo lote, que chegou na noite de quarta-feira, leva a que o total de doses da Pfizer/BioNTech recebidas pelo Brasil supere os 3,4 milhões. Faz parte do acordo firmado entre o consórcio e o Brasil em março deste ano, que visa disponibilizar ao país 100 milhões de doses do fármaco até ao final do terceiro trimestre de 2021.

07h03 - México com 272 mortos e 2.932 casos no último dia. O México registou 272 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 222.232 o total de óbitos desde o início da pandemia, informaram as autoridades. O país diagnosticou ainda 2.932 infeções nas últimas 24 horas, acumulando agora 2.402.722 casos desde o início da pandemia, segundo os últimos dados divulgados.

07h00 -  Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da pandemia em Portugal e no Mundo, mas pode recordar o registo anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Passe sanitário em França. Autoagendamento alargado amanhã?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas