Partido da oposição tanzaniana denuncia ter sido excluído das eleições

O principal partido da oposição da Tanzânia, o Chadema, denunciou hoje a sua exclusão das eleições presidenciais e legislativas de outubro próximo, o que, considera, "viola a Constituição".

Notícia

© ERICKY BONIPHACE/AFP via Getty Images

Lusa
15/04/2025 16:25 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Tanzânia

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC, na sigla em inglês) da Tanzânia declarou no sábado, alguns dias depois de o presidente do Chadema, Tundu Lissu, ter sido acusado de traição e condenado à morte, que qualquer partido que não assinasse o novo "código de conduta eleitoral" não seria autorizado a participar em quaisquer eleições nos próximos cinco anos.

 

O Chadema recusou-se a assiná-lo porque não inclui as reformas eleitorais que exige.

Rugemeleza Nshala, um dos advogados do Chadema, disse numa conferência de imprensa que o governo e a comissão eleitoral tinham conspirado "para minar as bases de eleições livres e justas", a fim de "garantir que o partido no poder, o CCM, permaneça) no poder".

"As medidas tomadas pela Comissão Eleitoral Nacional Independente são contrárias à Constituição da República Unida da Tanzânia", acrescentou o advogado.

O partido de Lissu acusa o governo da Presidente Samia Suluhu Hassan de recair nas práticas autoritárias do seu antecessor John Magufuli (2015-2021).

"As qualificações necessárias para concorrer a vários cargos eleitorais estão definidas na Constituição da República da Tanzânia, e a assinatura do código de ética eleitoral não é uma delas", afirma Nshala.

Trata-se, acrescentou, de "um direito constitucional que não pode ser suprimido por regulamentos emitidos pela comissão eleitoral".

Leia Também: Opositor na Tanzânia acusado de traição e pode enfrentar pena de morte

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas