Portugal registou, nas últimas 24 horas, 598 novas infeções pelo novo coronavírus e uma morte relacionada com a Covid-19. O único óbito reportado aconteceu em Lisboa e Vale do Tejo, região que concentra a maior parte das novas infeções (348).
Na sequência disso, e como já se temia, Fernando Medina anunciou na noite de terça-feira que a capital não avançará no plano de desconfinamento.
"Lisboa não tem condições de fazer esse avanço", afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, referindo mesmo que a cidade pode ter de vir a recuar nas medidas.
Entretanto, hoje, o Parlamento Europeu (PE) votou e aprovou a proposta de criação de um certificado digital Covid-19 que põe fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados. Este entra em vigor a 1 de julho.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
15h25 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.
15h21 - Os equipamentos culturais passam a poder encerrar à 01h00, em Portugal Continental, a partir de segunda-feira, com exceção dos concelhos de Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra, anunciou hoje o Governo.
15h00 - Há quatro concelhos que não avançam no plano de desconfinamento já no próximo dia 14 de junho: Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra. Quer isto dizer que nestes concelhos o teletrabalho vai manter-se obrigatório durante a próxima quinzena. A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, detalhou ainda, em conferência de imprensa, que o teletrabalho mantém-se para os imunodeprimidos.
A par disso, as empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local poderão ter de fazer testes à Covid-19, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, esta quarta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros.
14h57 - Governo prolonga situação de calamidade até 27 de junho. O Governo decidiu hoje prolongar a situação de calamidade em Portugal continental até 27 de junho, no âmbito do combate à pandemia da covid-19, anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
14h44 - Mariana Vieira da Vieira é quem protagoniza a conferência de imprensa. A ministra da Presidência refere que o risco de transmissão mantém-se à volta de 1,08. Já a incidência semanal está nos 70,6 casos por 100 mil habitantes. Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra são os concelhos que não avançam no plano de desconfinamento.
14h42 - Já acabou a reunião do Conselho de Ministros. Acompanhe as decisões em direto aqui:
14h18 - A comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakide, congratulou-se pela aprovação do certificado digital , considerando tartar-se de uma decisão chave para iniciar a livre circulação na UE.
I welcome @Europarl_EN vote on adopting Digital 🇪🇺 #COVID19 Certificates.
— Stella Kyriakides (@SKyriakidesEU) June 9, 2021
This is a key step towards their implementation by 1 July, which will help to restart EU free movement as safely as possible.
It will also give our citizens the certainty & clarity to plan their travel. pic.twitter.com/OCEOzvRGOa
14h15 - Portugal está a ultimar certificado verde digital. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que Portugal está a finalizar o trabalho para criação do seu certificado verde digital covid-19, adiantando que "em breve" aquele "livre-trânsito" estará pronto.
14h10 - Vinte e oito elefantes foram testados para a covid-19 numa reserva florestal no sul da Índia, após a morte de uma leoa asiática atribuída ao vírus. A leoa, de nove anos e cuja espécie está ameaçada, morreu no início de junho no Parque Zoológico Arignar Anna, em Chennai (ex-Madras), no Estado de Tamil Nadu, no sul do país, segundo a imprensa local.
14h00 - "Doentes graves estão a aparecer": Miguel Guimarães destacou, esta quarta-feira, no Fórum TSF, a necessidade de travar as festas dos Santos Populares, em concelhos como Lisboa e Braga, que não vão avançar para a próxima etapa de desconfinamento. Em causa está o aumento do número de internamentos.
Pese embora a situação ainda não seja crítica, o bastonário da Ordem dos Médicos revelou que, na segunda-feira, o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, "já dedicou mais uma enfermaria a doentes Covid".
"A resposta existe, não estamos numa situação crítica. Estamos longe de estar numa situação crítica, mas nós temos mais doentes graves com Covid, e os doentes graves estão a aparecer", frisou ainda.
13h44 - Em Portugal, já foram administradas seis milhões e duzentas mil doses de vacinas contra a Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em #Portugal Continental foram administradas seis milhões e duzentas mil doses de vacinas contra a #COVID19, das quais cerca de quatro milhões correspondem a primeiras doses e cerca de dois milhões e cem mil a segundas doses. #Saúde #SNS # VacinaçãoCOVID19 #COVID19PT pic.twitter.com/uPzdEyML7N
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) June 9, 2021
13h43 - "Não podemos nem facilitar nem alarmar": Questionado sobre o facto de Lisboa e de Braga não avançarem para a próxima fase de desconfinamento, como confirmou hoje Lacerda Sales, o Presidente Marcelo defende que "não podemos nem facilitar nem alarmar".
13h09 - Lisboa e Braga não avançam no desconfinamento, confirma a Tutela: O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, confirmou, esta quarta-feira, que "Lisboa e Braga vão manter-se na fase de desconfinamento em que estão".
"Com o esforço de todos vamos baixar a incidência em Braga. O nosso interesse é deixar Braga avançar no desconfinamento", revelou o responsável, citado pelo Diário de Notícias.
"Estamos a finalizar o nosso certificado verde digital, para no dia 1 de julho entrar em vigor", indicou ainda o responsável.
13h02 - António Costa afirmou hoje que, estando na matriz de risco, Lisboa não pode ser tratada de forma diferente. Confirmou, assim, que a capital não avançará na nova fase de desconfinamento, que tem início a 14 de junho. Perante esta situação, deixou um apelo para que "aguentemos mais um pouco neste esforço”.
12h57 - A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 3.750.028 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência AFP.
12h45 - Os Açores contam, nas últimas 24 horas, com 25 novos casos de covid-19, 24 dos quais detetados em São Miguel e um nas Flores, informa hoje o comunicado da Autoridade Regional de Saúde.
12h35 - António Costa já reagiu à aprovação do certificado digital que põe fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados. O primeiro-ministro disse estar "muitíssimo satisfeito" com a aprovação do Parlamento Europeu, dada que esta era uma das suas "prioridades", enquanto Portugal ainda está na Presidência da UE. Mas lembrou que a "pandemia ainda não acabou".
12h10 - O Governo espanhol é a favor da vacinação da equipa nacional de futebol do país. A ministra das Finanças e porta-voz do Governo, Maria Jesus Montero, mostrou-se hoje a favor da vacinação da equipa de futebol espanhola que deveria começar a sua participação no Euro dentro de poucos dias, porque são "50 pessoas" que representam a Espanha. A governante fez saber, contudo, que será o Conselho Interterritorial de Saúde a tomar a decisão esta quarta-feira.
11h52 - O coordenador da Task Force explicou, esta quarta-feira, que as mudanças no plano de vacinação não podem ser implementadas de um dia para o outro e, por isso, os constrangimentos no centro de vacinação contra a Covid-19 de Monte Abraão vão demorar, no mínimo, uma semana até serem resolvidos.
11h27 - Mesmo em espaços fechados, pode manter-se seguros. Basta seguir os conselhos da Direção Geral de Saúde
11h15 - Seis em cada 10 espanhóis acreditam que com a imunidade de grupo serão capazes de fazer "tudo o que faziam" antes da pandemia. Segundo um inquérito da CEI, 61,2% dos espanhóis acreditam que voltarão à sua vida normal quando a sociedade atingir a imunidade de grupo, graças à vacinação.
10h53 - As autoridades de saúde timorenses começam na quinta-feira a administrar as segundas doses da vacina AstraZeneca aos primeiros vacinados em abril, com mais 100.800 doses, oferecidas no âmbito do programa Covax a chegarem hoje ao país.
10h41 - África registou mais 388 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 133.174 óbitos, e mais 12.852 casos, com o número de infetados a subir para 4.951.177, segundo os dados oficiais mais recentes.
10h25 - Espanha retira obrigação de teste Covid-19 nas fronteiras terrestres. O Boletim Oficial do Estado espanhol publica hoje uma resolução para suprimir a obrigação de dispor à entrada de Espanha pelas fronteiras terrestres de certificações sanitárias como as exigidas a quem entra por via aérea e marítima.
10h24 - A taxa de incidência da covid-19 em Timor-Leste caiu para metade nas últimas semanas, com redução no número de novas infeções detetadas, mais recuperações e uma descida no total de casos ativos, anunciaram hoje as autoridades de saúde.
10h13 - As autoridades russas confirmaram, esta quarta-feira, mais de 10.000 casos do coronavírus. Este é o valor mais elevado de infetados diários desde meados de março. Quanto a vítimas mortais, o país aproxima-se do marco das 125.000 mortes.
10h08 - O tráfico de droga europeu adaptou-se às restrições de mobilidade impostas pela pandemia, com traficantes e consumidores a recorrem a novos métodos, levando à transição desse mercado para o digital.
09h55 - As longas filas de espera no centro de vacinação contra a Covid-19 em Monte Abraão, Sintra, levaram o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo a deslocar-se ao local. Este constrangimento no processo de vacinação é, aos olhos do responsável, "indesejável, não pode acontecer".
Em declarações aos jornalistas, o coordenador da Task Force para o plano de vacinação reconheceu que não é habitual deslocar-se a um centro "para resolver problemas pontuais". Porém, considerando que em Monte Abraão o problema parece manter-se, o responsável quer "avaliar" in loco e "ajudar a resolver" os atrasos.
09h41 - Pelo menos três pacientes com o novo coronavírus morreram hoje e outras oito pessoas ficaram feridas num incêndio nos cuidados intensivos do Hospital Clínico Semashko, em Ryazan.
09h37 - Espanha em alerta: Mais 11 jogadores chamados para 'bolha paralela'. A seleção espanhola detetou mais um caso de Covid-19 - depois de Sergio Busquets foi a vez de Diego Llorente - e Luis Enrique decidiu chamar, esta quarta-feira, mais 11 jogadores para integrarem a 'bolha paralela' que já estava criada com apenas seis jogadores.
OFICIAL | Once jugadores de los que ayer se enfrentaron a Lituania se quedan en la burbuja paralela de la Selección.
— Selección Española de Fútbol (@SeFutbol) June 9, 2021
Estos futbolistas entrenarán junto a los 6 que ya están en la Ciudad del Fútbol a partir de las 11:00.
ℹ️ https://t.co/qBmNTU6DYg#SomosEspaña #EURO2020 pic.twitter.com/Y6CVKNu8Ty
09h31 -A Comissão Europeia deverá 'estrear' o fundo de recuperação com o financiamento dos planos de recuperação e resiliência (PRR) de Portugal e de Espanha, avança o El País.
A Comissão Europeia quer "premiar" o trabalho dos dois países, que negociam os seus planos desde outubro do ano passado. Além disso, quer também que os cidadãos dos dois países entendam que o executivo comunitário está a atuar para impulsionar a recuperação das suas economias.
09h06 - Uma nova vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas empresas chinesas Shenzhen Kangtai Biological Products e Beijing Minhai Biotechnology Company, mostrou segurança e eficácia durante as fases 1 e 2 dos ensaios. Os resultados preliminares da KCONVAC - com uma tecnologia de inativação de vírus - foram apresentados num artigo publicado este sábado, pelo Chinese Medical Journal.
09h01 - O Conselho de Ministros reúne-se hoje, pelas 14h, para definir que concelhos seguem para a próxima fase de desconfinamento, que está agendada para 14 de junho.
08h48 - A presidente da Comissão Europeia lembrou hoje que a prioridade da UE é vencer a Covid-19 em todo o lado. Para isso, defende, é preciso garantir o acesso justo e equitativo de todos os países à vacina.
Our immediate focus is beating #COVID19. Everywhere.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) June 9, 2021
We have to ensure that all countries across the globe have equal and fair access to vaccines.
In the short term, it is about vaccine sharing, industrial commitments and reliable supply chains with free flow of components. pic.twitter.com/UONlUdaKM9
08h45 - O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 01 de julho. A assembleia deu a sua 'luz verde' ao certificado com 546 votos a favor, 93 contra e 51 abstenções.
08h35 - Obesidade aumenta risco de complicações a longo prazo. A obesidade é um fator de risco importante no desenvolvimento de infeção grave ou morte por Covid-19 - mas, segundo um novo estudo, também parece aumentar significativamente o risco de complicações a longo prazo, ou 'Covid longa'.
08h31 - França passa hoje a nova fase de desconfinamento. As pessoas em França vão passar, a partir de hoje, a poder comer no interior dos restaurantes, voltar aos ginásios e o recolher obrigatório passa a ser às 23:00, sendo esta a última etapa antes do regresso à vida normal no dia 30 de junho.
08h30 - O governo indiano ordenou o encerramento temporário de todas as reservas turísticas de tigres, após uma série de surtos de Covid-19 nos jardins zoológicos de todo o país. A National Tiger Conservation Authority, uma agência sob a tutela do Ministério do Ambiente, emitiu uma ordem na segunda-feira após a morte de uma leoa que testou positivo à Covid-19, dias antes.
08h12 - O presidente da Câmara Municipal de Braga revelou hoje, à TSF, que a cidade não irá avançar no desconfinamento no dia 14 de junho. Ricardo Rio explica que o município está num ponto intermédio face à linha de alerta, com um valor superior aos 120 casos por 100 mil habitantes.
07h54 - Madrid vai começar a vacinar, esta quarta-feira, a faixa etária dos 40 aos 49 anos.
07h51 - Um homem de São Paulo, no Brasil, que tem fobia a agulhas, teve de fazer frente ao seu medo para ser vacinado contra a Covid-19. Um vídeo do homem, no momento de ser inoculado, foi partilhado nas redes sociais, onde se torna evidente o seu pavor.
Torcendo do Palmeiras assistindo o gol do @Pedro9oficial . @Recibo_CRF pic.twitter.com/fCgHXf4GjS
— Samy Cruz*CRF* SRN* (@samyrcruz) June 4, 2021
07h48 - O Governo vai reforçar o apoio às vítimas de violência doméstica por causa dos "desafios impostos pela pandemia covid-19" e do período de férias escolares e laborais que se aproxima, lembrando que a casa nem sempre é um lugar seguro.
07h25 - Autoridades sanitárias alemãs contabilizam mais 3.254 casos de infeção confirmados no último dia, elevando o número total para mais de 3,7 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia no país. Há a registar 107 mortes em 24 horas.
07h15 - Dados atualizados da Colômbia: O país registou, esta terça-feira, 18.586 novos casos e 427 falecidos.
#ReporteCOVID19 8 de junio:
— MinSaludCol (@MinSaludCol) June 8, 2021
24.507 recuperados
18.586 nuevos casos
427 fallecidos
Muestras: 64.442
PCR: 45.017
Antígeno: 19.425
Total:
3.365.050 recuperados
3.611.602 casos
92.923 fallecidos
17.690.117 muestras procesadas
142.278 casos activoshttps://t.co/SiKTpTCQ3W pic.twitter.com/6CYUnKKVpj
07h10 - O Parlamento Europeu (PE) vai votar hoje a proposta de criação de um certificado digital covid-19 que, se aprovado, entrará em vigor a 01 de julho, pondo fim às restrições à circulação na Europa a vacinados, recuperados e testados.
07h07 - Os EUA reduziram as suas advertências aos cidadãos que pretendam deslocar-se a vários países, como França, Alemanha, Canadá ou o Japão, a mês e meio dos Jogos Olímpicos, com o argumento da mudança na consideração de riscos da pandemia.
07h04 - Enquanto dormia:
- Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 454 mortos devido à covid-19 e 12.166 casos da doença nas últimas 24 horas.
- Dados atualizados do México: O México anunciou 262 mortes da covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de mortes para 229.100.
07h00- Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento da Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.
Leia Também: Lisboa não vai avançar no desconfinamento