A União Europeia não vai utilizar nenhum lote da vacina contra a Covid-19 Janssen produzido em abril na fábrica de Maryland, nos Estados Unidos. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta sexta-feira, que teve conhecimento de que um lote daquela vacina foi contaminado com materiais de outro fármaco produzido na mesma fábrica.
"As autoridades da UE estão cientes de que um lote da vacina da Janssen contra a Covid-19 foi contaminado com materiais de outra vacina fabricada no mesmo local", lê-se no comunicado, que acrescenta que o lote em questão não se destinava ao mercado europeu.
Ainda assim, o regulador resolveu, "por precaução" e "para salvaguardar a qualidade das vacinas", não utilizar qualquer lote desta vacina produzido na mesma altura em que terá ocorrido a contaminação.
As autoridades de saúde europeias estão a fazer os possíveis para "salvaguardar o abastecimentos e mitigar os efeitos de qualquer atraso na entrega desta vacina".
‼️ Authorities in 🇪🇺 take steps to safeguard the quality of the #COVID19Vaccine Janssen https://t.co/CIAEivPdEx pic.twitter.com/sw3zHKBuV3
— EU Medicines Agency (@EMA_News) June 11, 2021
Em causa, estará a fábrica onde, em abril, a Food and Drug Administration (entidade reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) suspendeu a produção daquela vacina, depois de ter sido divulgado que na instalação situada em Baltimore (Maryland) foram misturados ingredientes das vacinas da Johnson & Johnson e da farmacêutica AstraZeneca.
A EMA acrescenta que está a decorrer uma inspeção a essa fábrica e garante que continuará a trabalhar com a Food and Drug Administration e outros parceiros internacionais para garantir que as vacinas na UE atendam "aos mais altos padrões de qualidade".
[Notícia atualizada às 17h18]
Leia Também: AO MINUTO: Rt e incidência sobem. Lisboa perto do limite dos 240 casos