G7: Merkel saúda "novo impulso" com chegada de Joe Biden

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje, no último dia da cimeira do G7, que a eleição de Joe Biden nos Estados Unidos da América (EUA) trouxe "um novo impulso" ao trabalho do grupo das sete nações.

Notícia

© Lusa

Lusa
13/06/2021 13:18 ‧ 13/06/2021 por Lusa

Mundo

G7

"A eleição de Joe Biden como presidente dos EUA não significa que já não tenhamos problemas no mundo, mas podemos trabalhar com um novo ímpeto para os resolver", disse aos jornalistas a chanceler alemã, que tinha uma relação muito difícil com o antecessor de Biden na Casa Branca, Donald Trump.

"E penso que é muito bom que nos tenhamos tornado mais concretos nesta reunião do G7", acrescentou Merkel, referindo-se a decisões sobre a luta contra a pandemia de covid-19 ou ações contra o aquecimento global.

A chanceler encontrou-se pessoalmente com Joe Biden na Cornualha, durante a reunião dos líderes dos países mais ricos do mundo, e foi convidada a fazer uma visita oficial à Casa Branca no dia 15 de julho.

A reunião na Grã-Bretanha foi a primeira cimeira do G7 de Biden como chefe de Estado e foi a última reunião deste tipo para Angela Merkel, que planeia demitir-se após as eleições parlamentares no seu país no final de setembro.

Questionada pelos jornalistas sobre se tinha recebido algum presente dos seus homólogos, sorriu e respondeu de forma negativa: "Só recebi bons votos, não presentes".

Leia Também: FMI quer vacinação nos países carenciados paga pelos mais ricos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas