Ativistas apelam à redução do armamento na cimeira entre Biden e Putin
Ativistas pacifistas ergueram hoje uma enorme bandeira no lago de Genebra e apelaram ao Presidente norte-americano, Joe Biden, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para cortarem os seus arsenais nucleares.
© Getty Images
Mundo Cimeira
Os ativistas içaram a bandeira num veleiro, com a frase "Paz e Segurança Através do Desarmamento", para que pudesse ser vista do céu, pouco antes de Putin aterrar no aeroporto de Genebra para marcar presença numa cimeira com Biden.
A iniciativa partiu do grupo antinuclear suíço Campax, que está a pressionar líderes políticos não só a livrarem-se das ogivas nucleares existentes, como também a deixarem de investir no desenvolvimento de novo armamento, argumentando que isso constituiria um exemplo para outras potências nucleares.
Esta iniciativa esteve entre os vários pequenos protestos contra a cimeira de hoje.
Está previsto ambos os líderes discutirem assuntos que dizem respeito ao controlo de armamento dos dois países, já que os EUA e a Rússia representam quase 90% do arsenal nuclear mundial, segundo grupos antinucleares.
A primeira ronda de conversações entre Biden e Putin, já terminou.
Para hoje à tarde estão previstas mais duas reuniões entre ambos.
No geral, a cimeira está prevista ter uma duração de quatro a cinco horas, após o que cada delegação fará uma conferência de imprensa.
Leia Também: Ronda de conversações da cimeira entre Biden e Putin chega ao fim
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com