Pelo menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas após um ataque com uma faca no centro da cidade de Wurtzburgo, na Alemanha, revela o Bild. O suspeito foi baleado numa perna e, depois, detido pelas autoridades. Este já foi identificado como sendo um jovem de 24 anos, natural da Somália e com residência na cidade alemã.
Foi criado um perímetro de segurança em redor da Barbarossaplatz, onde tudo ocorreu, avançam os meios locais, mas já não há perigo para a população.
No Twitter, a polícia confirmou uma detenção, garantindo "não haver indicações de um segundo suspeito".
A porta-voz, Kerstin Kunick, citada pela agência Associated Press, referiu que as forças policiais locais foram alertadas por volta das 17h00 locais (16h00 em Portugal Continental) sobre a ocorrência de um ataque com uma arma branca.
Uma testemunha ocular do incidente relatou à estação televisiva alemã RTL que a polícia interveio em seguida. "Ele tinha uma faca muito grande e estava a atacar as pessoas e, então, muitas pessoas tentaram atirar-lhe cadeiras e chapéus-de-chuva e telemóveis para detê-lo", disse Julia Runze.
Imagens reveladas nas redes sociais mostram um atacante com uma máscara a envergar uma faca e a confrontar-se com os populares na famosa praça da cidade. Um grande dispositivo policial foi chamado ao local.
#Würzburg
— SkullCandyEditing (@SkullCandyEdit) June 25, 2021
Respekt an alle Brüder dort die den Kerl in Schach gehalten haben bis die Polizei die Sache regeln konnte. pic.twitter.com/G3Ryh1kqMf
As motivações do atacante ainda não são conhecidas. Apesar de ter sido atingido a tiro, o suspeito encontra-se livre de perigo.
Thomas Soeder, ministro-presidente da Baviera, deixou uma série de mensagens no Twitter onde se mostra chocado pelos acontecimentos desta tarde em Wurtzburgo e deixa um agradecimento a todos os que intervieram para cessar o perigo.
"Um grande obrigado e respeito pela corajosa intervenção de tantos cidadãos que se opuseram resolutamente ao alegado agressor. E todas as equipas de resgate no local", escreveu.
Ein großer Dank und Respekt für das beherzte Eingreifen vieler Bürger, die sich dem mutmaßlichen Angreifer entschlossen entgegenstellten. Und allen Rettungskräften für ihren Einsatz vor Ort. #würzburg
— Markus Söder (@Markus_Soeder) June 25, 2021
Wurtzburgo situa-se a cerca de 120 quilómetros de Frankfurt, no estado da Baviera. Tem uma população de 133.501 habitantes.
Aktuell größerer Polizeieinsatz in #Würzburg. Teile um den Barbarossaplatz sind gesperrt. Bitte diesen Bereich meiden. Weitere Informationen folgen. pic.twitter.com/SGNp2zPagM
— Polizei Unterfranken (@PolizeiUFR) June 25, 2021
[Notícia atualizada às 22h07]
Leia Também: Alemanha prepara ilegalização de exibição das bandeiras do Hamas e do PKK