"A audiência desta manhã com o secretário de Estado dos EUA ocorreu num clima cordial. Durou cerca de 40 minutos e foi uma oportunidade para o Papa recordar a viagem que fez em 2015 e para expressar carinho e atenção pelo povo dos EUA", disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, num breve comunicado.
Blinken está hoje presente em Roma para presidir a uma reunião da coligação que integra 83 países na luta contra o grupo 'jihadista' autodenominado Estado Islâmico, aliança na qual participa também o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva.
Na agenda oficial, Blinken planeia também participar numa reunião sobre a situação na Síria e as necessidades humanitárias, além de manter conversas bilaterais com figuras estatais italianas, como o primeiro-ministro, Mario Draghi, o Presidente, Sergio Mattarella, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio.
Na terça-feira, o secretário de Estados norte-americano vai participar na reunião de chefes da diplomacia do G20, na cidade do sul de Itália Matera, sob a presidência rotativa da Itália, na qual vai tentar reforçar o multilateralismo perante desafios como a pandemia de covid-19 e a crise climática.
Leia Também: Papa encoraja patriarcas católicos do Médio Oriente a rejeitarem ódio