A prorrogação do mecanismo - se vier a ser aprovada no Conselho de Segurança da ONU, onde deverá ser votada mais tarde -- durará um ano, na versão dos EUA, ou seis meses, renováveis, na versão da Rússia.
Anteriormente, a Rússia recusara prolongar por mais tempo o corredor de ajuda humanitária para o norte da Síria, através da fronteira turca, a única passagem que continua aberta e cuja permissão termina no sábado.
Os dois projetos de resolução que autorizam a extensão do mecanismo -- um proposto pela Irlanda e pela Noruega e outro proposto pela Rússia - foram retirados da mesa do Conselho de Segurança, segundo diplomatas.
"Poderemos vir a ter uma solução alternativa que seria um acordo de 12 meses (...) a que a Rússia fará uma contraproposta de seis mais seis meses", explicou um diplomata.
Esse compromisso foi obtido ao final das negociações finais entre os Estados Unidos e a Rússia, depois estendido aos outros três membros permanentes do Conselho de Segurança (China, Reino Unido e França).
A licença atual do Conselho de Segurança, que autoriza as Nações Unidas e os seus aliados a entregar ajuda humanitária através da Turquia à população do último reduto da oposição na Síria, sem autorização do regime do Presidente Bashar al-Assad, expira no sábado.
Leia Também: Rússia propõe extensão da ajuda transfronteiriça à Síria por seis meses