Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Canal do Suez anuncia receita recorde apesar de bloqueio do Ever Given

A Autoridade do Canal do Suez indicou hoje ter tido uma receita recorde no ano fiscal 2020-2021, cerca de 5.840 milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros), apesar do bloqueio do navio cargueiro Ever Given.

Canal do Suez anuncia receita recorde apesar de bloqueio do Ever Given
Notícias ao Minuto

17:05 - 11/07/21 por Lusa

Mundo Egito

Aquela receita, a maior da história do canal, representa um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior, adiantou a autoridade egípcia, presidida pelo almirante Osama Rabie, num comunicado, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

A autoridade gestora da via navegável que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho revelou ainda que durante o primeiro semestre deste ano obteve uma receita de 3.000 milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros), o que representa um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

"As políticas flexíveis de promoção e de preços da autoridade têm sido bem-sucedidas" e ajudaram a "reduzir o impacto negativo da crise do coronavírus", disse Rabie, adiantando que foi possível "manter as taxas de trânsito de navios no canal e ganhar a confiança dos clientes".

O presidente da Autoridade do Canal do Suez não faz referência no comunicado ao bloqueio de seis dias causado pelo porta-contentores Ever Given, que ficou atravessado na via.

O navio abandonou o canal esta semana após ter estado mais de três meses retido, e depois de as autoridades egípcias e o seu proprietário terem chegado a um acordo "confidencial".

O bloqueio do canal durante quase uma semana significou perdas de entre 72 e 90 milhões de dólares (60,6 e 75,7 milhões de euros), segundo a autoridade, que exigiu inicialmente uma compensação de 916 milhões de dólares (772 milhões de euros) pelos prejuízos causados. Posteriormente, terá concordado reduzir a indemnização para os 550 milhões de dólares (463 milhões de euros).

O acidente teve efeitos na economia a nível mundial, dado que cerca de 12% do comércio marítimo internacional passa pelo Canal do Suez.

Leia Também: 'Ever Given', que bloqueou canal do Suez, retoma viagem 100 dias depois

Recomendados para si

;
Campo obrigatório