Governo de Bolsonaro nega apoio a festival e justifica com menções a Deus

Publicação no Facebook do Festival de Jazz do Capão, no ano passado, na qual se declarou como "antifascista e pela democracia" também é apontado como um dos motivos para o parecer da Funarte ser negativo.

Notícia

© Pixabay

Fábio Nunes
12/07/2021 23:39 ‧ 12/07/2021 por Fábio Nunes

Mundo

Jair Bolsonaro

O governo de Jair Bolsonaro negou apoio financeiro a um festival de jazz da Bahia que no início de junho se tinha declarado como antifascista. O parecer técnico da Fundação Nacional das Artes (Funarte) está repleto de referências a Deus, de acordo com o Folha de São Paulo.

O parecer desfavorável ao Festival de Jazz do Capão arranca com a afirmação “o objetivo e finalidade maior de toda a música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma”, que é atribuída a Johann Sebastian Bach.

Mas este não é o único compositor que foi mencionado neste controverso parecer técnico da Funarte. No documento também constam versos de Beethoven, um diálogo de Platão e mais referências ao “Criador”.

“A Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”, é outra das frases de cariz religioso que se destacam no documento.

O parecer aborda a publicação no Facebook da organização do festival, no dia 1 de junho do ano passado, no qual se declarou como “antifascista e pela democracia”, e que é um dos motivos apontados para completar a “emissão deste parecer técnico” negativo da Funarte.

Na conclusão deste parecer, a Funarte sublinha que o festival de jazz representaria um “desvio de objeto, risco à malversação do recurso público incentivado com o propósito de uso indevido do mesmo”.

Mario Frias, o antigo ator e atual secretário especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro, reagiu às notícias no Brasil sobre a recusa em apoiar o Festival de Jazz do Capão. No Twitter, Frias escreveu que “enquanto for Secretário Especial da Cultura ela será resgatada desse sequestro político/ideológico”.

Tiago Tao, produtor executivo do festival de jazz, destacou que em ocasiões anteriores o evento já tinha recebido apoios da Funarte. Ao comparar, os pareceres de anos anteriores com este documento que negou o apoio financeiro, Tao frisou que “geralmente, o parecer ter um teor bem técnico”.

Leia Também: Investigado papel de Bolsonaro em irregularidades na compra de vacina

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas