As imagens que chegam da China mostram cenários de devastação e caos nos últimos três dias, com pessoas encurraladas pelas águas no metropolitano. Um vídeo da agência estatal China Xinhua News mostra os passageiros com água pelo torso, na capital da província de Henan, Zhengzhou.
Pelo menos 25 pessoas, incluindo 12 passageiros de metro, morreram por causa das inundações, numa altura em que a província de Henan assiste às piores chuvas em mil anos, de acordo com a imprensa local.
As autoridades indicaram que Zhengzhou registou o equivalente à média anual de chuva (640.8 mm) em apenas três dias (617.1 mm). As Nações Unidas sublinharam que choveu num único dia o equivalente a oito meses de chuva.
Pelo menos sete pessoas continuam desaparecidas.
Dramatic climate impacts continue around the world. Zhengzhou in China has seen the highest daily rainfall since weather records began, receiving the equivalent of 8 months of rain in a single day. #COP26 pic.twitter.com/7dtyHLUD6J
— UN Climate Change (@UNFCCC) July 21, 2021
Os meios de transporte da cidade foram interrompidos, com ruas, hotéis e dezenas de edifícios inundados, encurralando moradores e passageiros, bem como deixando pessoas isoladas em escolas, apartamentos e escritórios. A torrente de lama e de água transformou as ruas em canais, inundando estações de metro e bairros inteiros.
O exército chinês fez explodir uma barragem para libertar as enchentes que ameaçavam a cidade. A operação da barragem, de que não foram avançados pormenores, foi realizada terça-feira à noite (hora local) na cidade de Luoyang.
Leia Também: China explodiu barragem para desviar enchente que matou 25 pessoas