Imagens de satélite mostram o caos no aeroporto de Cabul

O aeroporto Hamid Karzai é o ponto de fuga do Afeganistão desde que Cabul foi capturada pelos talibãs.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Maxar

Fábio Nunes
25/08/2021 08:50 ‧ 25/08/2021 por Fábio Nunes

Mundo

Afeganistão

Diariamente têm chegado imagens desesperantes das pessoas que rumam ao aeroporto Hamid Karzai para tentarem escapar de um Afeganistão agora liderado pelos talibãs. 

Por vezes, esse desespero dá lugar à esperança nos casos dos afegãos que conseguem um ‘bilhete’ para sair do país. Noutras situações, acompanha-se à distância das imagens que passam na televisão ou de fotografias o desespero e a dor que perduram de quem tem de ficar num Afeganistão de volta ao radicalismo.

O aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, tem sido na última semana e meia o centro do mundo, pelo menos em termos mediáticos, desde que os talibãs capturaram a capital afegã, passando a controlar as principais cidades do país e os destino do Afeganistão.

As imagens de satélite que pode ver na galeria acima mostram o caos que se vive atualmente em redor e no aeroporto de Cabul.

Multidões e um tráfego intenso de veículos na entrada para o aeroporto, a passagem pelos checkpoints e pessoas a entrarem nos aviões militares que as vão transportar para outras nações.

Os pilotos envolvidos na operação de retirada de pessoas descrevem um cenário de condições de voo difíceis, e salientam que cada um está praticamente "por sua conta e risco".

Até ao dia 31 deste mês deverá ser assim. Os talibãs indicaram esta terça-feira que não vão prolongar o prazo para a retirada de tropas estrangeiras de solo afegão. Definiram mesmo o dia 31 de agosto como uma “linha vermelha” e alertaram para as consequências de essa data não ser respeitada.

Joe Biden reiterou, entretanto, que as forças norte-americanas pretendem sair do Afeganistão no final deste mês.

Leia Também: Afeganistão: 33.600 pessoas retiradas do país desde segunda-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas