Casal britânico detido desde janeiro no Irão

O casal estava a fazer uma viagem pelo mundo de mota, tendo planeado ficar durante cinco dias no Irão.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
15/02/2025 18:53 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

Mundo

Irão

Craig e Lindsay Foreman foram detidos em janeiro no Irão, mas só na quinta-feira, 13 de fevereiro, surgiram notícias acerca da detenção dos britânicos - após a imprensa iraniana avançar que o casal estava detido sob acusações de segurança que não foram especificadas. 

 

"Esta mudança inesperada de eventos causou uma preocupação significativa para toda a nossa família e estamos profundamente focados em garantir a sua segurança e bem-estar durante este tempo difícil", lê-se num comunicado emitido em nome da família pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, citado pela BBC.

A família do casal disse que esta era uma "situação angustiante" e que estão a trabalhar com o governo britânico, assim como com as autoridades.

"O lado emocional da situação é pesado", salientou a família, dizendo que o apoio dos amigos, familiares e da comunidade lhes deu "força e coragem" para lidarem com a detenção de Craig e Lindsay Foreman.

O casal, que está na casa dos 50 anos, estava a fazer uma viagem pelo mundo de mota, tendo planeado ficar cinco dias no Irão. Chegaram ao país no dia 30 de dezembro e era suposto estarem no Paquistão no dia 4 de janeiro.

Craig e Lindsay Foreman estiveram em Tabriz, Teerão e Isfahan, acompanhados de um guia turísticos, e depois viajaram para Kerman, onde nunca chegaram a dar entrada em nenhum hotel.

Antes de 'desaparecer', o casal mostrou estar feliz na sua viagem pelo país - através das redes sociais. 

As autoridades iranianas não especificaram o motivo da acusação do casal, escreve a BBC. No entanto, o ministério dos Negócios Estrangeiros aconselha os cidadãos britânicos a não viajarem para o Irão.

"Os cidadãos britânicos e britânico-iranianos com dupla nacionalidade correm um risco significativo de prisão, interrogatório ou detenção", lê-se num aviso do ministério que é citado pela estação televisiva, acrescentando que "ter um passaporte britânico ou ligações ao Reino Unido pode ser motivo suficiente para as autoridades iranianas" para a detenção.

Leia Também: Irão acusa Israel de perturbar o seu tráfego aéreo com o Líbano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas