Congressistas dos EUA de viagem a Cabul criticam prazo de retirada

Dois congressistas norte-americanos regressados de Cabul questionaram o prazo de 31 de agosto para a retirada dos EUA do Afeganistão, após viagem criticada pela líder democrata da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi.

Notícia

© iStock

Lusa
25/08/2021 15:21 ‧ 25/08/2021 por Lusa

Mundo

Afeganistão

 

Seth Moulton, democrata, e Peter Meijer, republicano, descolaram-se nos últimos dias ao aeroporto de Cabul para observar o processo de retirada do Afeganistão, tendo viajado até ao Médio Oriente por conta própria e, depois, num avião militar de um país aliado até Cabul, sem darem conhecimento da iniciativa às autoridades políticas ou militares dos EUA.

"Depois de falar com oficiais militares no terreno e observar a situação, é evidente que, como começámos a retirada muito tarde, não importa o que façamos, não seremos capazes de retirar todos a tempo, nem mesmo até 11 de setembro", concluiu Seth Moulton.

Contudo, o Presidente dos EUA, Joe Biden, confirmou na terça-feira que os Estados Unidos cumprirão o prazo de 31 de agosto, realçando que o cumprimento desse prazo "dependia" da cooperação com os talibãs.

"Com Peter Meijer (republicano), fui ao aeroporto de Cabul para observar as evacuações", escreveu na sua conta da rede social Twitter o democrata Seth Moulton.

"Fizemos esta visita em segredo para reduzir os riscos e o impacto desta missão e insistimos em partir num avião que não estava lotado" para não tomar o lugar de outros, acrescentou Moulton.

Contudo, a viagem realizou-se contra a vontade da líder democrata da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, que lembrou que "o Pentágono [Ministério da Defesa] e o Departamento de Estado pediram às autoridades eleitas que não viajassem ao Afeganistão".

Pelosi repetiu o argumento do Governo dos EUA, segundo o qual as viagens de congressistas "arriscariam desviar recursos essenciais da missão prioritária, nomeadamente a retirada rápida e segura de americanos e afegãos em risco no Afeganistão".

Leia Também: Refugiados afegãos regressam a casa longe do êxodo de Cabul

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas