AO MINUTO: Quase 580 mil óbitos no Brasil; Indicadores descem em Espanha

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Mario Tama/Getty Images

Fábio Nunes
30/08/2021 15:56 ‧ 30/08/2021 por Fábio Nunes

Mundo

Coronavírus

Portugal registou 1.072 novos casos e nove mortes nas últimas 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Em termos globais, Portugal contabiliza 1.036.019 contágios, 17.730 óbitos e 972.708 recuperados. 

A incidência acumulada desceu, a nível nacional para 297,7 casos por 100 mil habitantes. Já o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente a nível nacional para 0,98. 

Portugal continua a ser o sexto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, numa média diária de 218 por milhão de habitantes nos últimos sete dias

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h04 - Termina aqui o registo desta segunda-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo.

E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

00h01 - Cabo Verde já vacinou 67,2% da sua população adulta e o concelho do Paul é o primeiro do país com 100% de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, informou hoje fonte oficial.

23h15 - São Tomé e Príncipe registou mais três novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma recuperação nas últimas 24 horas, elevando o total de infetados desde o início da pandemia para 2.593, anunciaram hoje as autoridades do país.

22h46 - O Brasil reportou 10.466 novos casos de contágio e 266 óbitos devido à Covid-19, informou esta segunda-feira o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O Brasil perfaz um total de 20.752.281 casos positivos e 579.574 vítimas mortais. 

22h28 - Cabo Verde somou mais uma morte provocada pela Covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando para 310 o total de óbitos no país, e mais 56 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde.

21h34 - As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram 17 novos casos de Covid-19 e mais 45 recuperados nas últimas 24 horas, registando 242 situações ativas e quatro hospitalizados, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

20h20 - A Guiné-Bissau já vacinou desde abril mais de 43 mil pessoas e a maioria foi totalmente imunizada com a vacina de dose única da Johnson & Johnson, afirmou hoje a alta comissária contra a Covid-19, Magda Robalo.

19h29 - As autoridades de saúde francesas revelaram esta segunda-feira que foram identificados 3.795 novos contágios por coronavírus e morreram mais 98 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, França soma 6.746.283 casos de infeção e 114.308 óbitos. 

A taxa de positividade é de 2,8% nos últimos sete dias. 

19h11 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 15.489 novos casos de Covid-19 e morreram mais 146 pessoas desde a passada sexta-feira. No total, Espanha soma 4.847.298 casos positivos e 84.146 vítimas mortais. 

A incidência desceu para 242 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. 

18h28 - O virologista Pedro Simas defendeu, esta segunda-feira, que as pessoas que já se encontram completamente vacinadas contra a Covid-19 não deveriam ser obrigadas a cumprir isolamento profilático após o contacto com um caso positivo.

"Não faz sentido ficarem em isolamento profilático", salientou  o investigador do Instituto de Medicina Molecular, em entrevista à TVI. 

O especialista argumentou que, após a vacinação, há pouca probabilidade de as pessoas ficarem infetadas e, sobretudo, de o transmitirem. "A taxa de infeção de pessoas vacinadas é muito baixa. Um vacinado não é um risco epidemiológico", afirmou. 

18h26 - A virologista Laura Brum defendeu, esta segunda-feira, que se o processo de vacinação contra a Covid-19 não tivesse ocorrido "teríamos uma vaga muito superior à de fevereiro/março" em Portugal

"Só conseguimos ter estes números epidemiológicos muito controlados, para a estirpe que é, por causa da vacinação. (...) Teria sido um desastre, muito pior agora", reiterou a especialista, em entrevista à SIC Notícias. 

18h21 - As autoridades de Saúde italianas notificaram esta segunda-feira o registo de mais 4.257 novos casos de infeção por novo coronavírus. As autoridades notificaram ainda mais 53 óbitos referentes às últimas 24 horas.

Itália contabiliza agora um total de 4.534.499 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro de 2020. O número total de mortes é agora de 129.146, o segundo maior número de mortes na Europa e sétimo maior no mundo

18h19 - A União Europeia (UE) voltou hoje a recomendar restrições a viagens não essenciais desde os Estados Unidos, bem como de Israel, Kosovo, Líbano, Montenegro e Macedónia do Norte, devido ao agravamento da situação epidemiológica da Covid-19 nestes países.

18h00 - A Madeira já está a preparar a administração da terceira dose da vacina contra a Covid-19 sem aguardar pela decisão das autoridades nacionais, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.

"Vamos iniciar e preparar - não vamos ficar à espera que eles [autoridades nacionais de Saúde] demorem uma eternidade para decidir coisas que são óbvias - a terceira vacinação, sobretudo para os grupos de primeira linha, como Israel já está a fazer", afirmou Miguel Albuquerque à margem da visita às obras de renovação do relvado sintético do campo de futebol de Câmara de Lobos.

17h23 - O Reino Unido reportou esta segunda-feira mais 26.476 novos casos de contágio por novo coronavírus nas últimas 24 horas - excluem-se hoje os dados do País de Gales, por motivos técnicos. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico notificou, ainda, mais 48 mortes associadas à Covid-19. 

O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 132.485. Até ao momento, 6.757.650 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

16h53 - Os idosos, um dos grupos com elevada incidência de infeções, devem receber a terceira dose contra a Covid-19 em outubro e novembro, em simultâneo com a vacina da gripe, defendeu hoje Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP).

"O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está preparado para vacinar os mais vulneráveis para a gripe todos os anos. Se temos essa possibilidade, é adicionar na mesma altura a vacinação da Covid-19. Aproveitando esta oportunidade, protegemos de duas doenças e isso é algo que é fundamental que a Direção-Geral da Saúde e o SNS organizem para que, no inverno, não haja este problema", disse à Lusa o presidente em exercício da ANMSP.

16h36 - A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) condenou hoje a obrigatoriedade em Portugal de quarentena para viajantes do Brasil e Reino Unido e a não aceitação do certificado de vacinação com AstraZeneca fabricada na Índia, por desincentivar o turismo.

16h09 - Os peritos propõem o fim do período de 14 dias de quarentena para os vacinados, avança o Expresso. A ideia foi debatida numa reunião na semana passada e a proposta já foi entregue à DGS. 

A norma que prevê a quarentena de 14 dias em caso de um contato de alto risco com uma pessoa infetada mantém-se inalterada desde o início da pandemia. 

15h46 - Os sinos de algumas escolas de Jacarta fizeram-se ouvir, mais de um ano depois destes estabelecimentos terem sido encerrados, na sequência da pandemia da Covid-19.

As escolas, que estavam fechadas há um ano, foram autorizadas a reabrir depois de se registar um decréscimo no número de novos casos na cidade e depois de os estabelecimentos de ensino terem garantido o cumprimento dos padrões impostos pela Agência de Educação de Jacarta. 

15h43 - O regime excecional e temporário de comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional para diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 vai ser renovado para o mês de setembro, confirmou hoje o Ministério da Saúde.

A comparticipação de TRAg de uso profissional entrou em vigor no dia 1 de julho, sendo que o preço máximo da sua realização não pode exceder os dez euros, segundo a portaria publicada em 30 de junho em Diário da República.

Leia Também: AO MINUTO: Incidência e Rt descem ligeiramente; Internamentos aumentam

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas