O vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no último domingo, continua a provocar destruição em La Palma. Todoque é uma das cidades afetadas pela lava que arrasa tudo por onde passa.
No vídeo da galeria acima pode ver-se uma casa a ruir por completo em segundos à passagem da 'onda' de lava que chega a ter 12 metros.
De acordo com o cálculo atualizado hoje pelo programa de emergência por satélites da União Europeia Copernicus, já foram atingidos 350 edifícios numa área superior a 166 hectares.
#EMSR546 #ErupciónLaPalma
— Copernicus EMS (@CopernicusEMS) September 23, 2021
Our #RapidMappingTeam has released a second monitoring product for #LaPalma🇪🇸 using a new COSMO-SkyMed Second Generation radar image
It shows:
️350 buildings destroyed (+30 compared to 21 September)
The lava flow covers 166,2 ha (+14 ha in 36h) pic.twitter.com/a32tnSvU2d
A Guardia Civil alerta a população que há seis estradas que permanecem cortadas ao trânsito em La Palma devido à erupção.
Tendo em conta a dimensão trágica da situação, com pessoas a perderem tudo, o presidente das Canárias adiantou que vai reunir-se amanhã um conselho extraordinário em La Palma para "dar uma resposta social contundente" à população afetada.
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo e as autoridades preveem retirar das zonas mais expostas até cerca de 10 mil pessoas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias e encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira. A anterior erupção em La Palma ocorreu em 1971, em Teneguía, no sul da ilha, e durou 24 dias. A erupção atual poderá prolongar-se até 84 dias, de acordo com o Instituto Volcanológico das Canárias.
Leia Também: O momento em que lava do Cumbre Vieja atinge piscina de casa nas Canárias