Um adolescente de 16 anos, diagnosticado com leucemia aguda, recusou receber transfusões de sangue por ser testemunha de Jeová, revela a TVI24, esta terça-feira.
Em casos semelhantes ao do jovem, que já esteve internado no IPO de Lisboa, os médicos recorreram aos tribunais para que, de forma provisória, a tutela do menor seja retirada aos pais e este receba o tratamento que lhe pode salvar a vida.
Contudo, neste caso, a Justiça admite que o menor pode ter o direito de decidir receber ou não transfusões de sangue, por já ter 16 anos, e desde que prove, em tribunal, que tem capacidade de discernimento e maturidade, tal como refere o jornal Público, jornal este que avançou com o caso.
Por enquanto, os médicos evitaram que o jovem recebesse transfusões de sangue, mas receiam ainda ter de fazê-lo. À TVI24, o IPO garante que faz “todos os esforços para adequar a prática ao respeito pelas convicções religiosas”. Contudo, recorda que “em caso de não consentimento dos pais, o IPO está obrigado a comunicar este facto ao Tribunal de Família e Menores, agindo em conformidade com as decisões judiciais”.
Entretanto, o jovem já terá tido alta da unidade hospitalar.
Leia Também: Centro Botton-Champalimaud abre para mudar combate ao cancro do pâncreas