Há já quase um mês que a população de La Palma vive dias de medo, angústia e tristeza por tudo o que o vulcão Cumbre Vieja já arrasou desde que entrou em erupção no passado dia 19. Casas, estradas, negócios.
Os prejuízos são incalculáveis e a extensão da devastação final que é ainda uma incógnita e dependerá da atividade do vulcão nos próximos tempos.
Mais de 6 mil pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas. A erupção afetou o cultivo da banana e o turismo, as principais fontes de receitas da ilha, onde vivem cerca de 85 mil pessoas.
Compilamos, na galeria acima, as imagens que refletem o dia a dia da população afetada pelo vulcão, um dia a dia onde as cinzas são o novo normal, mas onde, apesar de tudo, a vida tem de continuar.
Que o digam as crianças fotografadas a jogar à bola num campo coberto de cinzas vulcânicas. Passou também a ser normal observar o fenómeno das mais diversas perspetivas recorrendo a binóculos ou de telemóvel em punho. E há até quem tenha chegado à ilha com o propósito de testemunha a erupção vulcânica.
Leia Também: As imagens do novo rio de lava que pode gerar outra fajã em La Palma