"A mesa diretora da Câmara dos Deputados decidiu há pouco que os trabalhos presenciais serão retomados a partir de segunda-feira. Serão tomadas todas as medidas administrativas e sanitárias no retorno das atividades, entre elas, a apresentação da carteira de vacinação", indicou Arthur Lira, na rede social Twitter.
Os trabalhos presenciais estavam suspensos desde o ano passado, devido à pandemia de covid-19, sendo que as sessões passaram a acontecer de forma virtual, com os deputados a usarem telemóveis para apresentarem os seus votos.
Desde que Arthur Lira assumiu a presidência da câmara baixa parlamentar, em fevereiro último, os trabalhos têm sido feitos em formato híbrido.
A Câmara também autorizou o regresso das comissões temáticas, que analisam os projetos de lei antes da votação em plenário e que estavam suspensas desde março de 2020.
Os parlamentares que tiverem comorbidades poderão apresentar um requerimento para continuarem em trabalho remoto.
O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, totalizando 603.465 óbitos e mais de 21,6 milhões de infeções pelo novo coronavírus.
A covid-19 provocou pelo menos 4.902.638 mortes em todo o mundo, entre mais de 241,03 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Leia Também: Brasil e Colômbia comprometem-se com a defesa da Amazónia na COP26