República Checa tornou obrigatório uso de máscara nos locais de trabalho

País retirou também a possibilidade de serem feitos testes de forma gratuita.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
20/10/2021 20:35 ‧ 20/10/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

As autoridades da República Checa anunciaram, esta quarta-feira, um conjunto de novas medidas para enfrentar a crescente incidência de infeções por Covid-19, incluindo o uso obrigatório de máscaras FFP2 nos locais de trabalho e a eliminação de testes gratuitos.

Da mesma forma, o Conselho de Ministros checo concordou em reduzir o tempo de validade dos testes antigénio, que agora terão uma duração de apenas 24 horas, e dos PCR - três dias.

Com estas novas medidas, refere a Europa Press, o uso de máscara passa a ser obrigatório, também, em todos os espaços fechados, incluindo lojas, restaurantes ou centros comerciais. O governo pretende que os estabelecimentos de restauração exijam novamente o certificado digital para que os clientes possam aceder ao interior, algo que já está a ser negociado com os proprietários. 

Estamos a observar um aumento significativo no número de infetados. Não queremos fechar lojas ou serviços novamente, por isso estamos a introduzir novas medidas”, justificou o ministro da Saúde checo, Adam Vojtech, acrescentando que “a partir de 25 de outubro, as máscaras serão obrigatórias em grandes eventos no interior, independentemente do número de participantes".

Além disso, justificou, "o Supremo Tribunal Administrativo confirmou que os anticorpos não são uma alternativa completa à vacinação. Espero que esta decisão também encerre o debate" sobre a necessidade de novas medidas. O país pretende fomentar a vacinação para aumentar a taxa de imunização, com Adam Vojtech a recordar que "os testes não são a solução".

Leia Também: Problemas de saúde impedem Presidente checo de exercer funções

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas