Iémen: Coligação liderada por sauditas anuncia morte de mais 264 rebeldes

A coligação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen disse hoje que matou 264 rebeldes houthis em ataques aéreos em torno de Marib, cidade do norte do país que tem sido alvo de bombardeamentos nas últimas semanas.

Notícia

© iStock

Lusa
24/10/2021 17:39 ‧ 24/10/2021 por Lusa

Mundo

Iémen

"Foram destruídos 36 veículos militares e mais 264 terroristas foram eliminados" nas últimas 72 horas em Al-Jawba (50 quilómetros a sul de Marib) e em Al-Kassara (30 quilómetros a noroeste de Marib), revelou a coligação, segundo a agência oficial saudita SPA.

A coligação, que está no Iémen desde 2015 a apoiar o Governo do país reconhecido internacionalmente, tem anunciado centenas de mortos nas últimas semanas, sobretudo, em torno de Marib, considerada como um dos últimos redutos do Governo no norte do Iémen.

Os houthis, apoiados pelo Irão, lutam contra as forças do Governo há sete anos e conquistaram a maior parte do norte do país, incluindo a capital, Sanaa, em 2014.

No ano seguinte, a coligação liderada pela Arábia Saudita interveio para apoiar as forças governamentais.

Segundo as Nações Unidas, a guerra no Iémen devastou o país mais pobre da Península Arábica, causando o pior desastre humanitário em curso no mundo.

O conflito já provocou dezenas de milhares de mortos, sobretudo civis, e milhões de pessoas deslocadas, de acordo com várias organizações não-governamentais.

Leia Também: Iémen. Pelo menos três mortos em bombardeamento em Sanaa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas