Os profissionais da linha da frente contra a Covid-19 no sistema nacional de saúde inglês (NHS) serão obrigados a ser vacinados contra a doença.
Na próxima primavera, os profissionais de saúde não vacinados já terão tomado a vacina contra a Covid-19, ainda que existam exceções por razões médicas, avança a BBC.
Cerca de 110 mil de profissionais de saúde entre mais de 1,4 milhões ainda não foram inoculados, sendo que a data limite para o fazerem será divulgada na próxima quinta-feira.
A decisão chega no âmbito de conversações iniciadas em setembro sobre a possibilidade de as vacinas contra gripe e contra a Covid-19 serem obrigatórias para profissionais na linha da frente. Mas, ao que a BBC apurou, apenas a vacina contra a Covid-19 será obrigatória.
A Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte, os três outros países que compõem o Reino Unido, ainda não apresentaram propostas para tornar a vacina contra a Covid-19 obrigatória entre os profissionais de saúde ou cuidadores.
Recorde-se que, no mês passado, o secretário de Estado da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, estava a ponderar tornar a vacina contra a Covid-19 obrigatória entre os profissionais de saúde, afirmando ser “a coisa certa a fazer para proteger os funcionários e os doentes”.
As vacinas são, também, obrigatórias para cuidadores, sendo que, a partir de quinta-feira, dia 11, os lares devem recusar a sua entrada caso não estejam vacinados – a não ser que sejam isentos por razões médicas.
Leia Também: Pandemia agravou antissemitismo na Europa