Migrações: Agências da ONU entregam ajuda na fronteira polaco-bielorrussa

Funcionários da agência das Nações Unidas para Refugiados, ACNUR, e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) entregaram hoje ajuda humanitária a cerca de 2.000 pessoas retidas na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.

Notícia

© Getty Images

Lusa
11/11/2021 15:41 ‧ 11/11/2021 por Lusa

Mundo

Bielorrússia

"Agora, a prioridade é evitar a perda de vidas e conseguir levar as pessoas para lugares mais seguros na Bielorrússia", disse o alto-comissário da ONU para os refugiados, Fillipo Grandi, que lidera uma delegação da agência em visita à região.

Esta primeira operação de ajuda humanitária para migrantes e refugiados (maioritariamente oriundos do Iraque e da Síria) que chegaram às portas da União Europeia (UE), na fronteira com a Polónia, foi realizada em colaboração com a Cruz Vermelha da Bielorrússia.

Grandi agradeceu às autoridades pela colaboração nesta operação e ofereceu a ajuda da sua agência para encontrar soluções para esta situação crítica.

Os migrantes estão agora numa "terra de ninguém", na área de fronteira, numa altura em que a Polónia aprova medidas para permitir a sua expulsão forçada e quando Minsk revoga um acordo de readmissão que assinou com a União Europeia.

Desde a passada primavera, aumentaram as tentativas de entrada de migrantes através da Bielorrússia com destino à Letónia, Lituânia e Polónia, o que a UE considera ser o resultado de um plano do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, para desestabilizar a Europa.

Leia Também: Migrações. ACNUR diz em Bruxelas que UE "pode e deve fazer melhor"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas