No hospital infantil Rady Children’s, em San Diego, nos Estados Unidos, a solução para o medo das crianças na hora de serem vacinadas contra a Covid-19 chama-se Ollie, o cão terapeuta.
O goldendoodle de 6 anos e outros 14 cães fazem parte do programa ‘PetSmart Paws for Hope Canine Therapy Program’, e têm vindo a ajudar crianças entre os 5 e os 11 anos a superar a ansiedade provocada pela vacinação.
Avery Smith, de 9 anos, estava à beira das lágrimas pela antecipação de ser vacinada. Depois, apareceu Ollie, reporta a Reuters.
“Ajudou-me porque nunca fui vacinada contra a Covid-19 e não sabia como é que seria. Mas depois vi o cão e ajudou-me a acalmar”, disse.
No entanto, o trabalho dos terapeutas caninos não se limita a aliviar a ansiedade das crianças, trazendo também alegria às crianças internadas com cancro e outras doenças graves, e ajudando a mitigar o espírito dos pais e funcionários.
“Às vezes um pai diz, ‘ele está a dormir por causa da cirurgia, mas posso dar festas ao cão?’”, adiantou a dona de Ollie, Kristin Gist, que é voluntária e antiga diretora do programa no hospital. “Eles abraçam o cão e sentem-se melhor”, acrescenta.
Com a chegada da Covid-19, cerca de 20 mil visitas anuais foram interrompidas, tendo sido retomadas há cerca de três meses. As visitas trouxeram consigo a ‘vida’ ao hospital, disse Carlos Delgado, porta-voz da instituição à Reuters, acrescentando que: “As crianças estavam aborrecidas”.
“Ainda bem que conseguimos voltar a ter o programa. Até uma visita de três minutos com um cão faz a diferença”, assegura.
Leia Também: Covid-19. Munique cancela mercado de Natal devido a aumento de casos