África do Sul registou dois mil sequestros em três meses

Pelo menos dois mil casos de sequestro foram denunciados à polícia na África do Sul em apenas três meses, anunciou hoje o ministro da Polícia sul-africano, Bheki Cele.

Notícia

© Lusa

Lusa
19/11/2021 20:32 ‧ 19/11/2021 por Lusa

Mundo

África do Sul

"Houve 2.000 casos de sequestro denunciados à polícia entre julho e setembro de 2021", disse o governante, na apresentação das estatísticas do crime trimestrais no país.

Bheki Cele adiantou que "52 casos de sequestro envolveram resgates e a maioria ocorreu na província de Gauteng", onde se situa Joanesburgo, capital económica, e Pretória, a capital do país.

"A maioria dos sequestros relatados foram relacionados com assaltos, seguidos de sequestros relacionados com roubo e casos de violação de mulheres", explicou.

"Sete sequestros foram em resultado do tráfico de seres humanos", frisou.

O governante sul-africano considerou tratar-se de "uma nova categoria de crime" no país que as autoridades de segurança "estão a acompanhar de perto".

O ministro que tutela a Polícia da África do Sul (SAPS, na sigla em inglês) revelou que o país registou um aumento de 20,7% em casos de homicídio.

"Entre julho e o final de setembro de 2021, 6.163 pessoas foram mortas na África do Sul", salientou.

Segundo o governante, os dados do crime reportados pela SAPS "demonstram mais uma vez que a África do Sul é um país muito violento".

Os dados oficiais apresentados indicam que a polícia sul-africana registou ainda 72.762 casos de agressão comum e agressão GBV (violência de género).

Segundo o ministro da Polícia sul-africano, no mesmo período foram violadas no país 9.556 mulheres, significando um aumento de 634 casos (7,1%) comparativamente a idêntico período anterior.

Um total de 23 agentes policiais foram mortos entre julho e setembro deste ano, segundo o ministro.

Leia Também: Linhas aéreas da África do Sul suspendem ligação a Maputo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas