Chanceler Andrés Allamnad assume Secretaria-geral Ibero-americana
O chanceler chileno, Andrés Allamnad, foi eleito na sexta-feira o novo secretário-geral da Conferência Ibero-americana durante a reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros deste organismo, que decorreu na capital da República Dominicana.
© Reuters
Mundo Chile
Entre os candidatos à sucessão da costa-riquenha Rebeca Grynspan estavam também os ministros dos Negócios Estrangeiros da Guatemala, Pedro Brolo, e do Chile, Andrés Allamand, a ex-Presidente do Equador Rosalía Arteaga e o ex-ministro peruano José Antonio García Belaúnde.
Grynspan deixou a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) quando foi nomeada Secretária-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Além da eleição do novo secretário-geral, os trabalhos da reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros Ibero-Americanos tinham como objetivo debater assuntos como a resposta multilateral e ibero-americana aos efeitos da pandemia de covid-19, na perspetiva de uma recuperação económica que permita também avançar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O chefe da diplomacia da República Dominicana, Robert Álvarez, apelou na sexta-feira à comunidade internacional para encontrar uma solução para o "grave clima de violência e insegurança" no Haiti.
Após alertar para a situação no Haiti, Alvarez instou os seus homólogos a apelar à comunidade internacional para que ajude o país com a "assistência necessária" para "superar o grave clima de violência e de insegurança" e promover um diálogo nacional "que conduza a eleições livres, justas e transparentes".
A capital da República Dominicana vai receber em 2022 a 28.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização.
A crise social, política e económica no Haiti, país com o qual a República Dominicana divide a ilha de La Hispaniola, agravou-se após o assassínio, a 07 de julho, do presidente Jovenel Moise, atentado perpetrado na sua própria residência, em Port-au-Prince.
Por outro lado, Álvarez também pediu consensos para superar a situação imposta pela pandemia.
A Comunidade Ibero-americana é formada por 22 países, três na Península Ibérica (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 da América Latina, onde se fala português (Brasil) ou espanhol (os restantes países).
Leia Também: Evento literário mais importante do Brasil arranca com Zambra e Atwood
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com