O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, propôs um plano extraordinário para a criação de uma força paramilitar estadual fora da alçada do governo federal e que seria controlada por si, segundo o The Guardian.
DeSantis pediu aos legisladores do estado da Flórida o financiamento de 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,1 milhões de euros) para a criação do que define como uma guarda estadual, cujo objetivo será prestar auxílio em “emergências específicas do estado”.
O governador acrescentou que esta força seria composta por 200 voluntários selecionados. O estado da Flórida passaria assim a ter uma força própria e que estaria disponível juntamente com a Guarda Nacional em caso de emergência.
De acordo com o gabinete de DeSantis, caso se concretize este plano, a Flórida será o 23º estado norte-americano a ter uma guarda estadual.
No entanto, a proposta foi criticada pelos democratas, que acusaram DeSantis de ter motivações autoritárias. “Nenhum governador devia ter a sua polícia secreta escolhida a dedo”, afirmou no Twitter Charlie Crist, o candidato democrata ao cargo de governador nas eleições intercalares do próximo ano.
No Governor should have his own handpicked secret police. https://t.co/BWEPhM5rHa
— Charlie Crist (@CharlieCrist) December 2, 2021
Leia Também: Flórida aprova legislação que desafia vacinação obrigatória da Covid