Uma mulher não vacinada teve de amputar parte dos braços e das pernas depois de ter apanhado SARS-CoV-2, nos EUA, e de o vírus ter causado uma grave coagulação de sangue no seu corpo.
Candice Davis, contam os meios norte-americanos, tem apenas 30 anos e não tinha doenças associadas. Contudo, poucos dias depois de apanhar Covid-19, a 17 de agosto, teve de ser internada num hospital do sul da Filadélfia e ligada a um ventilador.
Durante três semanas, lutou pela vida, desenvolvendo complicações cardíacas e coágulos sanguíneos. A certa altura, esteve mesmo ligada a uma máquina de ECMO, que bombeou o oxigénio diretamente para o seu sangue.
Entretanto, Candice conseguiu recuperar, mas vai ficar com sequelas para toda a vida. A falta de oxigénio obrigou as equipas médicas a amputarem-lhe parte das pernas e braços.
A jovem lida agora com os danos emocionais que estas amputações trazem. Apesar de estar ainda emocionalmente instável, tanto ela como a família, apelam agora a que todos se vacinem contra a Covid-19.
“Toma a vacina! Não vais querer perder as tuas pernas e braços”, disse Candice numa das entrevistas que já deu.
A amputação de membros é uma das sequelas mais raras do coronavírus. A maioria dos casos relatados estão relacionados com idosos com doenças associadas como diabetes ou doenças arteriais.
Leia Também: AO MINUTO: Quase 200 mil testes na sexta; Turquia deteta casos de Ómicron