A cidade brasileira de Itambé, no estado da Bahia, foi atingida por cheias no dia de Natal. A intempérie destruiu casas e causou vítimas, num dia que devia ser dedicado a festividades.
Na tarde de 25 de dezembro, uma barragem desabou a cerca de 27 km desta pequena cidade, tendo provocado uma forte inundação proveniente do Rio Verruga.
A inundação acabaria por destruir cerca de 5.000 casas e deslocar quase 50.000 pessoas. A acrescentar a isto registam-se pelo menos 20 vítimas mortais, segundo a agência Reuters.
O estado da Bahia tem sofrido inundações há várias semanas, já que chuvas recorde se seguiram a um período de seca severa que durou vários meses. A situação piorou significativamente nos últimos dias e há previsão de mais chuvas em algumas cidades do estado.
Rui Costa, governador da Bahia, citado pela Reuters, classificou as cheias como o "pior desastre" da história do estado e disse que vastas áreas pareciam ter sido "bombardeadas".
Sigo em Ilhéus e vou dormir aqui hoje para continuarmos acompanhando o trabalho da nossa força-tarefa na região. Nosso objetivo é dar apoio às vítimas e reconstruir as cidades que foram destruídas por essa tragédia sem precedentes na história recente da Bahia. pic.twitter.com/c5KgWkBTfd
— Rui Costa (@costa_rui) December 26, 2021
Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande. Vamos seguir trabalhando e cuidando das pessoas. pic.twitter.com/RlLdPL2x5K
— Rui Costa (@costa_rui) December 26, 2021
Esta terça-feira, o governo da Bahia decidiu contribuir com 200 milhões de reais (31,4 milhões de euros) em fundos de ajuda a este desastre.
Veja na galeria as imagens destas cheias que causaram destruição no dia de Natal.
Leia Também: Autoridades da Malásia preparam operação em antecipação de novas cheias