Colômbia e EAU acordam instalar três centros de dados em nuvem

A Colômbia e os Emirados Árabes Unidos acordaram a instalação de três centros de dados estratégicos em Santa Marta, norte colombiano, como parte de um projeto para garantir a soberania e segurança dos dados estatais em nuvem.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
06/02/2025 06:47 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Emirados Árabes Unidos

Com uma potência de até 30 megawatts e uma infraestrutura assegurada pela empresa de telecomunicações colombiana InterNexa, o projeto "prevê um investimento em conectividade e energia que ultrapassa os 80 milhões de dólares [76,9 milhões de euros]", de acordo com informação sobre o acordo de quarta-feira.

 

"Este é um projeto de vanguarda para a Colômbia: infraestrutura de inteligência artificial e construção de nuvem soberana", disse o Presidente colombiano, Gustavo Petro, na rede social X.

A presidência disse, em comunicado, que os três centros de dados fazem parte da iniciativa BioNube, que procura garantir a soberania e a segurança dos dados do Estado colombiano e também consolidar uma nuvem soberana.

O roteiro estabelece entre os próximos passos a formalização da associação para desenvolver o negócio, que terá participação pública e privada.

Leia Também: Rubio supervisiona no Panamá voo de deportação de migrantes colombianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas