Dados do CDC sugerem que tempo de incubação é menor na Ómicron
Variante terá cerca de 3 dias de incubação, um período menor comparativamente com outras variantes.
© Susan Walsh/Pool via Reuters
Mundo Covid-19
A variante Ómicron terá um período de incubação menor - cerca de três dias - comparativamente com outras variantes da Covid-19.
De acordo com dados de uma investigação levada a cabo por Lauren Jansen do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), que incidem sobre um dos primeiros surtos de Ómicron nos EUA, no Nebraska, esta nova variante apresenta sintomas cerca de três dias após exposição ao vírus.
Relativamente aos sintomas, este estudo indica que são na sua maioria leves entre pacientes vacinados.
"Não se sabe se as situações clínicas leves ou as diferentes descrições dos sintomas são resultado da imunidade existente ou características clínicas alteradas associadas à infeção por Ómicron", explica o estudo.
Na amostra em causa, há cinco reinfeções, incluindo uma após a vacinação completa, que "podem ser explicadas pela diminuição da imunidade, o potencial de evasão imunológica parcial pela Ómicron, ou ambos".
O estudo aponta, no entanto, que estas conclusões carecem de mais dados devido ao tamanho da amostra: seis pessoas de um surto no Nebraska, um dos primeiros nos EUA.
Recorde-se que os EUA reduziram o período de isolamento para cinco dias, após novas recomendações da CDC. Ainda esta quarta-feira, a Região Autónoma da Madeira seguiu as pisadas dos EUA e anunciou uma redução do período de isolamento que deverá entrar em vigor "o mais rapidamente possível", segundo o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
Leia Também: EUA reveem em baixa incidência da variante Ómicron
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com