Irão pede Governo inclusivo e diz estar longe de reconhecer regime afegão

O Irão afirmou hoje não estar próximo de reconhecer o regime dos talibãs no Afeganistão e apelou à formação de um Governo inclusivo naquele país como medida, entre outras, para conquistar a confiança da comunidade internacional.

Notícia

© Lusa

Lusa
03/01/2022 13:32 ‧ 03/01/2022 por Lusa

Mundo

Afeganistão

"Não estamos de todo no ponto de reconhecimento (dos talibãs). Esperamos que o órgão de governo do Afeganistão avance com ações numa direção que permita o reconhecimento internacional", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Said Khatibzadeh, em conferência de imprensa.

"Os países vizinhos do Irão e do Afeganistão insistem, em particular, na formação de um governo inclusivo que reflita a diversidade étnica e demográfica deste país", acrescentou.

O Irão xiita, que partilha uma fronteira de mais de 900 quilómetros com o Afeganistão, pareceu nos últimos meses esboçar uma aproximação com os talibãs, um grupo islâmico sunita.

Quando chegaram ao poder, em meados de agosto, os novos dirigentes do Afeganistão formaram um governo só de homens, composto unicamente por membros talibãs e quase todos pertencentes ao grupo étnico pashtun.

Ao longo dos últimos meses, restringiram os direitos das mulheres ao trabalho e ao estudo, suscitando condenações internacionais.

Leia Também: Talibãs advertem contra ingerência estrangeira 42 anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas