AO MINUTO: Quase 50 mil crianças vacinadas; Infeções aumentaram 70%

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/01/2022 08:13 ‧ 06/01/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

O Governo, esta quinta-feira, aprovou, em Conselho de Ministros, novas medidas para conter a pandemia, incluindo sobre a reabertura das escolas na segunda-feira. O tema tinha já sido debatido ontem durante a reunião entre peritos e políticos sobre a situação pandémica em Portugal, que teve lugar no Infarmed, em Lisboa. 

A diretora-geral da Saúde esclareceu, após pedido do Governo, que as crianças que tenham um contacto com um caso positivo de Covid-19 na escola não ficam em isolamento.

Mais de 100 mil crianças entre os 5 e 11 anos, durante a manhã, e professores e profissionais das creches e ATL, à tarde, começam hoje a ser chamados para a vacinação contra a Covid-19.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Encerramos aqui o registo de hoje. Regressamos na manhã desta sexta-feira, com um novo AO MINUTO, com todos os desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. 

23h30 - "Embora a Ómicron pareça ser menos grave em comparação com a Delta, especialmente nos vacinados, isso não significa que deva ser classificada como ‘leve’ ", lembra o Diretor Geral da OMS

Tedros Ghebreyesus, afirma também que "assim como as variantes anteriores, a Ómicron está a colocar pessoas em hospitais e a matar”.

Veja aqui as declarações do líder da Organização Mundial de Saúde, dadas esta quinta-feira.

23h00 - Sabe quais são os quatro erros que comete quando faz autotestes?

Os autotestes são uma forma de rastreio à Covid-19 de fácil acesso e têm a grande vantagem de proporcionar um resultado quase instantâneo. Porém, cuidados a ter na sua realização para não enviesar o seu desfecho.

Veja aqui quais os quatro erros possíveis ao fazer autotestes.

22h30 - Brasil registou mais 128 mortes e 35.826 novas infeções em 24 horas

O Brasil contabilizou esta quinta-feira, 128 mortes e 35.826 novos casos de Covid-19, segundo dados revelados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

22h00 - São Tomé e Príncipe confirma Ómicron e recorde de 117 casos novos

O Governo são-tomense confirmou hoje que a variante Ómicron da covid-19 circula no país desde dezembro, estando na base do aumento exponencial de casos que atingiu hoje o recorde de 117 novas infeções e causou três mortes nesta semana.

21h35 - Brasil regista primeira morte pela variante Ómicron no estado de Goiás

A prefeitura de Aparecida de Goiânia, no estado brasileiro de Goiás, anunciou hoje a primeira morte no Brasil de uma pessoa infetada com a variante Ómicron do novo coronavírus.

21h25 - Covid-19 entre ex-concorrentes do Big Brother. Rita Santos está infetada

Rita Santos fez crescer ainda mais o número de ex-concorrentes do 'Big Brother 2021' infetados com a Covid-19. A jovem confirmou esta quinta-feira, através das redes sociais, ter testado positivo à doença. 

21h20 - Madeira regista recorde diário de 1.665 casos de infeção por SARS-CoV-2

A Madeira registou 1.665 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia, passando agora a contabilizar 7.979 casos ativos, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

21h00 - Quase 50 mil crianças vacinadas esta quinta-feira contra a Covid-19

Cerca de 49.100 crianças entre os 5 e os 11 anos foram hoje, até às 19:00, vacinadas, segundo um balanço divulgado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

20h30 - Casos de Covid-19 causam "constrangimentos" na recolha do lixo

Câmara Municipal de Lisboa emitiu comunicado dando conta de que muitos trabalhadores se encontram positivos para a doença causando "perturbações na recolha de resíduos".

20h00 - Infeções no mundo aumentaram 70% na semana passada

As infeções no mundo com o coronavírus que causa a covid-19 aumentaram na semana passada 70%, um valor inédito, e as mortes baixaram 10%, refere hoje o boletim epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde (OMS).

19h30 - Cabo Verde com 1.387 casos e três mortes em 24 horas

Cabo Verde registou 1.387 infetados com coronavírus nas últimas 24 horas, mantendo-se praticamente em máximos diários, e três mortes por complicações associadas à doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

19h00 - França regista menos novos casos. São hoje 261.481 infeções e 206 mortes

As autoridades de saúde francesas anunciaram esta quinta-feira que foram diagnosticadas 261.481 infeções e morreram mais 206 pessoas no espaço de 24 horas. No total, França soma 11 183 238 casos confirmados e 125.013 vítimas mortais. 

18h00 - Mais de 87 mil pessoas tomaram dose de reforço nas últimas 24h

A vacinação de reforço contra a Covid-19 continua a avançar sem sinais de abrandamento, mantendo-se com regularidade acima das 80 mil vacinas diárias. Esta quinta-feira foram administradas mais 87.385 terceiras doses totalizando 3.196.519 portugueses com a vacinação 'reforçada' contra a Covid-19. 

17h50 - Liliana Aguiar testa positivo à Covid-19

A apresentadora de televisão e empresária revela estar a sofrer com vários sintomas da doença.

Liliana confessa que sempre teve "medo deste vírus", mas assegura estar agora determinada a "enfrentá-lo com paciência e sabedoria".

17h40 - Boris Johnson acusa ativistas antivacinas de espalharem "disparates" 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou hoje os ativistas antivacinas de espalharem "disparates" e "mumbo jumbo" nas redes sociais e revelou que entre 30% a 40% dos infetados com Covid-19 hospitalizados não foram vacinados. 

17h35 - Adjunto de Rúben Amorim confirma mais dois casos de Covid-19

Carlos Fernandes, treinador adjunto de Ruben Amorim, confirmou esta quinta-feira que os jovens Geny Catamo e Marsà estão infetados com Covid-19, juntando-se ao já ausente Gonçalo Inácio, afastado pela mesma razão.

17h30 - 19 sintomas da Ómicron a que deve estar atento

Apesar dos sintomas mais leves, a variante Ómicron do SARS-CoV-2 é mais contagiosa e, por isso, tem vindo a provocar um aumento exponencial de casos a nível mundial. Veja aqui os 19 sintomas a que deve estar atento.

17h15 -  Costa reitera apelo para que se cumpram medidas

O primeiro-ministro António Costa recorreu esta quinta-feira ao Twitter para, depois de ter falado ao país ao pós-reunião de Conselho de Ministros, apelar aos portugueses "cautela" nesta nova fase da pandemia. 

17h10 - OMS avisa: Ómicron "não será a última variante de preocupação"

A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que a Ómicron não será a última variante de preocupação do coronavírus, sublinhando que subsistem oportunidades para o vírus se espalhar e gerar novas variantes.

17h00 - Itália bate recorde de casos diários com mais de 219 mil infeções

Itália bateu, esta quinta-feira, mais um recorde diário de casos de Covid-19 ao registar, em 24 horas, 219.441 infeções, um pouco por todo o país.

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde italiano, no mesmo período de tempo, foram reportadas 198 mortes associadas à doença.

16h50 - Reino Unido regista menos infeções. São 179.756 casos e 231 óbitos

Reino Unido registou, esta quinta-feira, um ligeiro decréscimo no número de novos casos, tendo registado hoje mais de 179,756 casos de Covid-19 e também menos mortes, contando hoje com 231 mortes provocadas pela doença.

16h50 - Senhas digitais para vacinação no dia de hoje estão "esgotadas"

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram hoje uma "instabilidade" no Portal Covid-19 motivada pela "elevada procura" e adiantaram que as senhas digitais para vacinação para o dia de hoje estão esgotadas.

16h40 - Maior cidade do Brasil cancela Carnaval de rua em 2022

A cidade de São Paulo, a maior do Brasil, anunciou hoje o cancelamento dos desfiles dos blocos de rua no Carnaval de 2022 devido à pandemia, juntando-se a outras cidades, como Rio de Janeiro ou Salvador.

16h30 - Site de autoagendamento da vacina novamente indisponível

O site da Direção-geral da Saúde (DGS), onde são efetuados os pedidos de autoagendamento da vacina está novamente indisponível, impedindo os professores de pedirem a senha para tomarem o reforço este fim de semana.

Depois de o serviço ter estado 'em baixo' durante a manhã desta quinta-feira, devido ao elevado número de pessoas que tentou aceder ao mesmo, foi retomado ao início da tarde. Contudo, já está novamente inacessível.

15h20 - Declarações provisórias de isolamento simplificadas

As declarações provisórias de isolamento profilático para pessoas infetadas com o vírus SARS-CoV-2 sem sintomas ou com doença ligeira e contatos de alto risco passam a ser emitidas com recurso a mecanismos automatizados, foi hoje aprovado pelo Governo no comunicado do Conselho de Ministros.

15h10 - Costa salienta autonomia técnica da DGS e respeito pela sua comunicação

O primeiro-ministro salientou hoje que o Governo respeita em absoluto a autonomia técnica da Direção Geral da Saúde (DGS), incluindo a sua estratégica de comunicação na divulgação de internados graves e mortos por causa da Covid-19.

14h55 - Norma acaba com isolamento para contactos com caso positivo no trabalho
 
O primeiro-ministro, António Costa, realçou hoje que a nova norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) acaba com o isolamento para contactos positivos em ambiente de trabalho. "Só haverá isolamento no caso de coabitantes com pessoas que testarem positivo, o que significa, por exemplo, que um contacto em ambiente de trabalho, desde que não seja coabitante, não determina o isolamento", precisou o primeiro-ministro.

14h51 - Controlo nas fronteiras áreas vai manter-se até 9 de fevereiro
 
O controlo nas fronteiras áreas vai prolongar-se até 09 de fevereiro, mantendo-se a obrigatoriedade de teste negativo à covid-19 para todos os passageiros que cheguem a Portugal, anunciou hoje o primeiro-ministro. "Relativamente às fronteiras, vamos manter o controlo como tem sido feito até agora, continuando a ser exigido teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal e continuaremos a aplicar as sanções quer a passageiros, quer a companhias de aviação que embarquem passageiros sem teste realizado", disse António Costa na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

14h49 - Recorde as novas medidas de contenção da pandemia

O Governo partilhou nas redes sociais o conjunto de novas regras para combater a pandemia, anunciadas hoje após reunião do Conselho de Ministros. Veja abaixo.

14h29 - Porto. Bares e discotecas dizem ser "incompreensível" exigência de teste
 
Os presidentes da Associação Bares da Movida do Porto e da Zona Histórica disseram hoje ser "incompreensível" a obrigatoriedade de um teste à covid-19 negativo para o acesso aos espaços, defendendo que abrem com "fortes limitações à liberdade".

14h04 - Portugal regista mais 39.074 casos de Covid-19 e 25 mortes

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 39.074 novos casos e 25 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta quinta-feira. O número total de contágios sobe assim para 1.539.050 e o de óbitos para 19.054.

Este é o segundo dia consecutivo com quase 40 mil novos infetados. O boletim epidemiológico indica também que o número de doentes recuperados é de 1.272.556, mais 30.707 do que ontem, um novo recorde de número de doentes recuperados num único dia.

14h01 - Confinados não podem votar? Ordem dos Advogados preocupada
 
A Ordem dos Advogados manifestou hoje "grande preocupação" com a perspetiva de "centenas de milhares de cidadãos ficarem impedidos de exercer o seu direito de voto" em virtude de serem colocados em confinamento no dia das eleições. Tal situação, considerou o bastonário Luís Menezes Leitão em declarações à agência Lusa, pode "alterar completamente os resultados eleitorais, levando a que os mesmos não sejam a efetiva expressão da vontade popular".

13h58 - Certificado digital obrigatório no acesso a restaurantes e hotéis

O acesso a restaurantes e estabelecimentos hoteleiros vai continuar a estar sujeito à apresentação de um certificado digital, disse hoje o primeiro-ministro, António Costa, no final do Conselho de Ministros. Entre as medidas que se manterão em vigor a partir do dia 10 de janeiro - data em que termina o período de contenção - está a "exigência de exibição de certificado digital para acesso a estabelecimentos de restauração, a estabelecimentos turísticos e de alojamento local", precisou o primeiro-ministro.

13h56 - PCP considera "fundamental" que o voto seja presencial
 
 O secretário-geral do PCP considerou hoje "fundamental" que as pessoas em isolamento por causa da covid-19 possam votar presencialmente e pediu ao Governo que assegure as condições logísticas para que isso aconteça. "O elemento presencial é um elemento fundamental e fiável", defendeu Jerónimo de Sousa, a propósito da participação nas eleições legislativas de 30 de janeiro de pessoas que estejam nessa altura em isolamento profilático.

13h47 - Forte vaga da variante Ómicron anula comícios eleitorais na Índia
 
Os comícios da campanha das eleições regionais na Índia foram anulados hoje devido à nova vaga de casos de covid-19 no país, provocada sobretudo pela variante Ómicron, com o número de infeções diárias a triplicar em dois dias.

13h36 - Isenção de teste para quem tem dose de reforço há mais de 14 dias
 
As pessoas com dose de reforço da vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias vão passar a ficar isentos de testagem para determinados locais e atividades, anunciou hoje o primeiro-ministro. "O Governo entende que todas as pessoas que tenham a dose de reforço há mais de 14 dias deixarão de ter de fazer teste" para ter acesso a diversos locais ou atividades, anunciou António Costa no final do Conselho de Ministros.

13h34 - Acesso a eventos culturais com certificado digital a partir de segunda
 
O acesso a eventos culturais fica dependente, a partir de segunda-feira, da apresentação de certificado digital, sendo obrigatório teste negativo para quem não tenha reforço de vacinação no caso de grandes eventos, eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados. 

13h25 - Mais mesas para voto antecipado e prioridade de reforço para quem está na mesas

Sobre as eleições legislativas agendadas para 30 de janeiro, António Costa referiu que vai ser duplicado o número de mesas para o voto antecipado em mobilidade e afirmou também que vai dar prioridade, para a administração da terceira dose, aos cidadãos elegíveis para estarem nas mesas de voto.

13h17 - Discotecas e bares do Continente reabrem no dia 14 de janeiro
 
As discotecas e os bares do território continental vão poder reabrir no dia 14 de janeiro, mantendo-se a exigência de um teste à covid-19 negativo para acesso a estes espaços, anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa. A reabertura na sexta-feira da próxima semana é acompanhada da "proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública", referiu o governante.

13h04 - Proibição de saldos vai acabar, mas limitação da lotação mantém-se
 
Os saldos estão proibidos até 9 de janeiro, mas esta proibição 'cai' a partir dessa data, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros. Contudo, a limitação à lotação mantém-se nos espaços comerciais. Quer isto dizer que os estabelecimentos comerciais podem avançar com saldos e promoções a partir do dia 10 de janeiro, mas mantém-se a restrição de um cliente por cada cinco metros quadrados.  

12h54 - Teletrabalho mantém-se obrigatório até ao dia 14 de janeiro

O Governo decidiu manter o teletrabalho obrigatório até ao dia 14 de janeiro, sendo que depois dessa data será apenas recomendado. Até agora, recorde-se, o teletrabalho era obrigatório até ao dia 9 de maio, mas o Governo decidiu prolongar esta medida por mais uma semana. 

12h50 -  Escolas reabrem mesmo na segunda-feira. Professores e auxiliares vão ser testados nas próximas duas semanas 

As escolas reabrem na segunda-feira, dia 10, como estava previsto, confirmou o primeiro-ministro. Mas “vamos continuar a atuar com prudência”: em paralelo com a vacinação das crianças de 5 a 11 anos e do pessoal das escolas. Nas próximas duas semanas serão testados os professores, auxiliares e assistentes operacionais.

12h57 - Média diária de administração de vacinas situa-se em "84 mil doses" por dia

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que ocorre um dia depois de o Governo ter ouvido os especialistas, na sessão de quarta-feira sobre a situação da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, Costa referiu que 89% da população já tem completo o esquema primário de vacinação e para os grupos etários acima dos 65 anos, há "uma cobertura de dose de reforço de 83%". A média diária de administração de vacinas situa-se em "84 mil doses" por dia, referiu.

12h48 - Acompanhe aqui anúncio de novas medidas:

Siga aqui o anúncio das novas medidas, após reunião do Conselho de Ministros, feito por António Costa e acompanhe abaixo a conferência de imprensa em direto.
 

12h40 - Decisão de quem está em isolamento votar cabe ao próprio e à CNE
 
O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George considerou hoje que a decisão de quem está em isolamento devido à covid-19 poder votar diz respeito ao próprio e à organização das eleições legislativas, marcadas para 30 de janeiro. "A questão de saber se quem está em isolamento pode ou não votar diz respeito não só ao próprio, mas também à organização das eleições, no dia 30", disse à agência Lusa Francisco George, comentando a decisão do Governo de pedir um parecer à Procuradoria-Geral da República para saber se o isolamento no quadro da covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se poderá ser suspenso para esse efeito.

12h19 - Leixões com seis futebolistas infetados
 
Seis futebolistas do Leixões acusaram positivo ao SARS-CoV2, que provoca a covid-19, disse hoje à Lusa fonte do clube da II Liga, assegurando não estar em causa o encontro frente ao Casa Pia, no domingo. O Leixões, 12.º classificado, com 18 pontos, visita o Casa Pia, terceiro, com 30, pelas 11:00 de domingo, em jogo da 17.ª e última jornada da primeira volta do segundo escalão.

12h14 - Site de autoagendamento da vacina contra a Covid-19 está indisponível

O site da Direção-geral da Saúde (DGS) onde são efetuados os pedidos de autoagendamento da vacina contra a Covid-19 está indisponível, devido à elevada procura. O problema está a ocorrer há várias horas e não há informações de quando será resolvido. Ao tentarem aceder ao site, os utentes depararam-se com a seguinte mensagem: "Caro utilizador, o serviço encontra-se com muita procura. Por favor volte a tentar dentro alguns minutos. Muito obrigado".

11h37 - Ex-ministro da Saúde diz que há condições para isolados votarem
 
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes defendeu hoje que há tempo para criar as condições necessárias para quem está em isolamento devido à covid-19 possa votar nas eleições legislativas sem representar um risco de saúde pública. O especialista comentava à agência Lusa a informação avançada na quarta-feira pelo Presidente da República de que o Governo pediu um parecer à Procuradoria-Geral da República para saber se o isolamento no quadro da covid-19 impede o exercício do direito de voto ou se poderá ser suspenso para esse efeito.

10h47 - Número de casos em África sobe 5% numa semana para 9,8 milhões
 
O número de casos de covid-19 em África subiu 5% numa semana, para 9,8 milhões, originando 229,7 mil mortes, anunciou hoje o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC). "O número de casos de infeção por covid-19 registado em África é de 9.886.819, o que representa 3,3% do total de casos registados a nível global", disse John Nkengasong na habitual conferência de imprensa semanal difundida em formato virtual a partir de Adis Abeba, a sede do África CDC.

10h41 - Se África não chegar a 70% de vacinação, Covid-19 será endémica
 
O diretor do Africa CDC alertou hoje que se o continente africano não chegar a 70% da vacinação até final do ano, a covid-19 poderá tornar-se endémica, como a tuberculose ou o VIH. "Tenho receio que possamos estar a caminhar para a covid-19 se tornar uma doença endémica, por causa da lentidão das vacinas; se o continente não aumentar a taxa de vacinação para mais de 70% no final do ano, receio que entremos num cenário em que a covid-19 será endémica, espero que não cheguemos lá, mas estamos a ir nessa direção", disse John Nkengasong durante a habitual conferência de imprensa para apresentação da situação epidemiológica em África.   

10h36 - Enfermeira encontra mulher numa loja… depois de a diagnosticar com Covid

Uma enfermeira norte-americana estava na loja de descontos Ross, quando se deparou com a mulher que tinha diagnosticado com Covid-19, horas antes. “Quando vês a paciente que diagnosticaste como positiva na fila do Ross”, disse Elii, num vídeo entretanto publicado na rede social TikTok, que conta já com 2.5 milhões de visualizações. 

09h57 - Diretores escolares satisfeitos com decisão da DGS sobre isolamento
 
Os diretores de agrupamentos de escolas públicas classificaram hoje como "sensato" que as crianças que contactem com caso positivo na escola não fiquem em isolamento e pedem que a atualização do referencial chegue rapidamente aos estabelecimentos de ensino. Na quarta-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu em declarações à Lusa que crianças que tenham um contacto com um caso positivo de Covid-19 na escola não ficam em isolamento.

09h56 - Quase metade dos menores cabo-verdianos voltam hoje à escola vacinados
 
Quase metade das crianças e adolescentes cabo-verdianos acima de 12 anos que regressam hoje às aulas já receberam a vacina contra a Covid-19, mas o ministro da Educação aponta baixa taxa de adesão na ilha de Santiago. "Precisamos que as crianças estejam vacinadas para podermos ter um ambiente seguro nas escolas", disse o ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, a propósito das condições reunidas para a retoma das aulas no segundo trimestre, que acontece hoje, após o período de férias do Natal.

09h52 - Professores pedem adiamento do início das aulas em Cabo Verde
 
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) cabo-verdiano, Jorge Cardoso, defendeu o adiamento do início das aulas do segundo trimestre, que acontece hoje, face ao crescimento da pandemia de Covid-19.

09h45 - Alemanha regista mais 64.340 casos e 443 mortes em 24 horas

A Alemanha somou mais 64.340 casos e mais 443 mortes nas últimas 24 horas, segundo os dados do Instituto Robert Koch. A incidência de novas infeções voltou a aumentar drasticamente, subindo pelo 8.º dia consecutivo. Está agora nos 285,9 casos por 100 mil habitantes em sete dias (ontem estava nos 258,6). O país já contabiliza, desde o início da pandemia, 7.361.660 casos e 113.368 vítimas mortais da doença.

09h12 - Feitos cerca de 154 mil pedidos de agendamento para vacinação de crianças
 
Cerca de 154 mil pedidos de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos foram realizados até às 07:00 de hoje, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), adiantam que até às 07h00 foram realizados cerca de 154 mil pedidos de agendamento para hoje, sexta-feira, sábado e domingo.

08h48 - Macau proíbe voos de passageiros de fora da China por duas semanas
 
Macau vai proibir a entrada, por via aérea, a partir de domingo e durante duas semanas, de pessoas oriundas de "regiões fora da China" com destino ao território, anunciaram hoje as autoridades. A proibição, imposta para "reduzir um eventual risco associado à Covid-19 para a saúde pública" na região administrativa especial chinesa, vai estar em vigor até ao dia 23 deste mês, indicaram, em comunicado.  

08h07 - Cassano hospitalizado devido à Covid-19: "Tive um grande susto"

O antigo futebolista Antonio Cassano esteve internado por mais de três dias, recebendo alta hospitalar nesta quarta-feira, na sequência de complicações provocadas pelo vírus SARS-CoV2. O ex-internacional italiano registou níveis de oxigénio abaixo do recomendado, tendo inclusivamente um princípio de pneumonia, o que obrigou à administração de uma dose do antiviral Remdesivir.

08h01 - Assembleia Nacional francesa adota texto do passaporte de vacinação
 
A Assembleia Nacional francesa adotou esta manhã o projeto de lei para introduzir o passaporte de vacinação em França, que veta o acesso a bares, restaurantes e locais públicos a quem não está vacinado contra a Covid-19. O texto foi aprovado por 214 votos a favor, 93 contra e 27 abstenções, após três dias de árduos debates que conduziram em duas ocasiões à suspensão da sessão.

07h55 -  China deteta 189 casos nas últimas 24 horas
 
A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 189 novos casos positivos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 132 dos quais por contágio local. Entre os casos locais, 64 foram diagnosticados na província de Henan (centro). A província de Shaanxi (centro) detetou 63 casos e a província de Zhejiang (leste) cinco.

Ainda na China, os funcionários de um hospital na cidade chinesa de Xian foram punidos, depois de ter sido negada entrada a uma mulher grávida, por não ter resultado negativo para a Covid-19, resultando na morte do bebé.

07h47 - Quão precisos são os autotestes feitos em casa contra a Covid-19?

Perante a propagação da nova variante do coronavírus, Ómicron, os especialistas destacam a crescente demanda por autotestes. Contudo, prevalecem discussões em torno de sua precisão, forma de uso e se estes conseguem ou não detetar a estirpe mais recente do vírus. Saiba mais aqui.

07h41 - Governo deve aprovar novas medidas para responder ao recorde de infeções
 
O Conselho de Ministros deve aprovar hoje novas medidas para conter a pandemia, um dia depois de ter ouvido os especialistas e numa altura em Portugal bate recordes de infeções, mas com a pressão hospitalar controlada. A reunião do executivo de António Costa decorre cerca de duas semanas após o Conselho de Ministros de 21 de dezembro que aprovou novas restrições e antecipou outras medidas para responder ao agravamento da pandemia da Covid-19, devido à variante Ómicron do coronavírus, mais transmissível do que a Delta.

07h35 - Conselho de Ministros analisa hoje início das aulas a partir de 2.ª feira
 
O Conselho de Ministros vai analisar hoje as condições sanitárias para o recomeço das aulas a partir de segunda-feira, numa reunião cujas conclusões deverão ser apresentadas pelo primeiro-ministro, António Costa. Este será o tema central da reunião do Conselho de Ministros, já debatido na sessão de quarta-feira sobre a situação da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo.

07h22 - Festival Sundance será virtual devido à disseminação da Ómicron nos EUA
 
O festival de cinema norte-americano Sundance cancelou toda a programação presencial devido à rápida disseminação da variante Ómicron nos Estados Unidos, passando a realizar o evento em formato virtual, a partir de 20 de janeiro, anunciou a organização. A mostra de produções independentes, que se realiza todos os anos no estado do Utah, em Park City, havia preparado para a edição de 2022 uma "experiência híbrida", com eventos presenciais e virtuais.

07h14 - Panamá impõe vacinação aos funcionários públicos
 
O Presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, decretou na quarta-feira a obrigação de vacinação contra a Covid-19 para todos os funcionários públicos do país, anunciou o ministro da Saúde do apís, Luis Francisco Sucre. "Hoje (quarta-feira) assinámos um decreto com o Presidente onde a vacinação é obrigatória para todos os funcionários públicos" porque "se há algo que não pode parar, são as instalações governamentais, que devem continuar a funcionar", disse o responsável.

07h07 - Arranca período de vacinação exclusiva para crianças e comunidade escolar
 
Mais de 100 mil crianças entre os 5 e 11 anos, durante a manhã, e professores e profissionais das creches e ATL, à tarde, começam hoje a ser chamados para a vacinação contra a Covid-19. Para as crianças entre os 5 e 11 anos começa hoje um segundo período de vacinação exclusivo para esta faixa etária, com cerca de 103 mil agendamentos até domingo.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina para +50 em Itália; Escolas? Crianças sem isolamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas