O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou esta segunda-feira que o governo britânico está a "observar a ciência" para poder reduzir o período de isolamento de sete para cinco dias para pessoas com o esquema vacinal completo que tenham testado positivo à Covid-19.
Em declarações aos jornalistas durante uma visita a um centro de vacinação em Uxbridge, nos arredores de Londres, Boris Johnson referiu que "há um argumento sobre o período de quarentena - se deve ou não diminuir de sete para cinco dias".
"O que temos a fazer é observar a ciência. Estamos a ver isso e vamos agir de acordo com a ciência.", acrescentou.
O governante britânico lembrou que, apesar do "grande sucesso", há ainda "18 mil pessoas com Covid-19 atualmente no hospital" e que os "números estão a aumentar".
Desde o início da pandemia, cerca de 14,5 milhões de pessoas foram infetadas com o vírus SARS-CoV-2 no Reino Unido, 150 mil das quais morreram num período de 28 dias após testarem positivo. Segundo os dados mais recentes, 67% da população adulta conta já com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
#COVID19 VACCINE UPDATE: Daily figures on the total number of COVID-19 booster & third doses that have been given in the UK.
— Department of Health and Social Care (@DHSCgovuk) January 9, 2022
As of 9 January, 35,499,486 booster & third vaccine doses have been given in the UK.
Visit the @UKHSA dashboard for details:https://t.co/cQkuLQglz1 pic.twitter.com/nf9tGph9MN
Leia Também: "Não há necessidade imediata" de 4.ª dose, dizem peritos britânicos