Uma série de confrontos violentos nos Estados Unidos, que se crê estarem ligados a membros de um grupo marginal conhecido como 'Zizians', fez pelo menos seis mortos nos EUA, noticia o New York Times.
Pelo menos sete pessoas estarão envolvidas nesta espécie de seita, as quais estão atualmente detidas.
O grupo é liderado por uma pessoa que se autointitula como Ziz, sendo os restantes elementos seus seguidores. O grupo é conhecido por partilhar ideias sobre veganismo, inteligência artificial e identidade de género.
Jack LaSota, também conhecido como Ziz, "parece ser o líder de um grupo extremista conhecido como Zizians", que tem sido associado a vários homicídios, lê-se na mesma publicação, que refere que este foi detido este mês em Maryland.
As autoridades afirmam que estão a investigar pelo menos seis mortes nos EUA que supostamente estão ligados a membros do grupo, incluindo um duplo homicídio na Pensilvânia, um ataque com faca na Califórnia e o assassinato de um guarda de fronteira dos EUA em janeiro.
Segundo se sabe, o grupo é liderado por uma pessoa transgénero que, inicialmente, se identificava com pessoas envolvidas no movimento racionalista, uma corrente intelectual popular no Vale do Silício que enfatiza o poder da mente humana para ver a verdade com clareza, eliminar maus pensamentos e melhorar os indivíduos e a sociedade.
Leia Também: Pais e membros de seita condenados por morte de menor privada de insulina