"A morte de David Sassoli representa uma grande dor. Perdemos um político valioso, mas, acima de tudo, um amigo, um homem que dedicou a sua vida ao serviço dos outros, primeiro no jornalismo e depois nas instituições, como Presidente do Parlamento Europeu", escreveu o chefe da diplomacia europeia na sua conta oficial na rede social Twitter.
"Descansa em paz, caro amigo", conclui o dirigente espanhol, pertencente à família dos Socialistas Europeus, tal como Sassoli.
O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.
David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.
La scomparsa di David Sassoli è un grande dolore.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) January 11, 2022
Perdiamo un politico di valore ma soprattutto un amico, un uomo che ha dedicato la sua vita al servizio degli altri, prima nel giornalismo e poi nelle istituzioni come presidente del parlamento europeo
Riposa in pace, caro amico
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.
Leia Também: Presidência francesa da UE lembra "dignidade, profissionalismo e devoção"