China bloqueia na ONU pedido dos EUA para sanções a cinco norte-coreanos

A China bloqueou hoje na ONU um pedido dos Estados Unidos para aprovação de sanções a cinco norte-coreanos, quatro deles residentes em território chinês, em resposta aos recentes lançamentos de mísseis pela Coreia do Norte.

Notícia

© iStock

Lusa
20/01/2022 19:32 ‧ 20/01/2022 por Lusa

Mundo

Diplomacia

O bloqueio da China ocorreu apenas duas horas antes de uma nova reunião à porta fechada dos 15 membros do Conselho de Segurança sobre a Coreia do Norte, também solicitada por Washington.

Fontes diplomáticas citadas pela France-Presse não excluem que outros países venham também a bloquear o pedido dos EUA, referindo-se implicitamente à Rússia.

Como Pequim, Moscovo há muito que mantém uma postura de não aumentar a pressão sobre Pyongyang, exigindo mesmo o alívio das sanções internacionais para fins humanitários.

Em 12 de janeiro, Washington sancionou os cinco norte-coreanos em questão, pedindo depois ao Comité de Sanções à Coreia do Norte o alargamento das medidas individuais a estes cinco indivíduos.

Qualquer decisão de um Comité de Sanções da ONU deve ser aprovada por unanimidade pelos 15 membros do Conselho de Segurança.

Identificados pelo Tesouro, os cinco cidadãos norte-coreanos sancionados por Washington - um residente da Rússia e os restantes na China - são acusados de estarem ligados ao programa de armas de destruição maciça de Pyongyang.

Leia Também: EUA pedem nova reunião do Conselho de Segurança sobre Coreia do Norte

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas