Esta quarta-feira, França dá início ao alívio faseado das restrições impostas contra a Covid-19, deixando para trás o uso de máscara obrigatório em espaços exteriores, apesar do recorde de casos registados em janeiro.
A partir de hoje, o teletrabalho deixa de ser obrigatório e passa a recomendado, deixando também de haver limites no número de pessoas que podem estar presentes em jogos desportivos e em concertos, lembra a AFP.
Recorde-se que esta é a primeira de duas fases do alívio das medidas de contenção da pandemia em França, anunciado a 20 de janeiro pelo primeiro-ministro Jean Castex.
A partir de 16 de fevereiro, as discotecas, encerradas desde dezembro, poderão abrir portas, permitindo-se ainda os lugares em pé em concertos, jogos desportivos e bares. Será também permitido comer e beber em estádios, cinemas e nos transportes públicos.
A autoridades de saúde encaram a variante Ómicron como menos severa do que outras estirpes do SARS-CoV-2, ainda que seja mais contagiosa.
Ontem, o país registou 416.896 novos casos de Covid-19 e 382 mortos, com uma taxa de incidência de 3.488 casos por 100 mil habitantes, o que, para o porta-voz do governo, Gabriel Attal, é “um sinal encorajador”, ainda que as autoridades de saúde se mantenham cautelosas, devido à Ómicron.
Leia Também: França conta com mais 416.896 casos de Covid e 382 mortos