AO MINUTO: Madeira com 85% com vacinação completa; Arquivado inquérito

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
05/02/2022 08:08 ‧ 05/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

O Governo determinou que os testes rápidos de antigénio passam a ter uma validade de 24 horas e que deixa de ser exigida a apresentação de teste negativo à entrada do território nacional, bastando apenas o certificado digital. Essas medidas já foram promulgadas pelo  Presidente da República, na sexta-feira.

A Diretora-geral da Saúde anunciou que haverá Casa Aberta, tanto no sábado como no domingo, até às 13h00, para crianças que ainda não tenham tomado a primeira dose.

A atividade epidémica tem uma "intensidade muito elevada, com tendência crescente a nível nacional, mas com claro sinal de desaceleração da incidência a 14 dias", segundo o relatório de ‘monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19’, divulgado, na sexta-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina aqui, mas será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, em caso de sintomas, isole-se, contacte a autoridade de saúde e siga as recomendações dadas.  

23h09 - Brasil tem mais 197.442 infeções e 1.308 mortes nas últimas 24 horas

O Brasil conta com 26.473.273 casos de Covid-19 e  631.802 vítimas mortais desde o início da pandemia.

21h35 - Madeira com 85% da população em todos os concelhos com vacinação completa

O secretário da Saúde da Madeira afirmou hoje que 85% da população em todos os concelhos da região já tem vacinação completa, o que justifica aliviar de restrições e permitirá "continuar a aliviar" as medidas.

20h22 - Covid-19. Arquivado inquérito à morte de criança de 6 anos no Santa Maria

"Não resultando dos autos elementos que indiciem suspeita de crime, foi determinado o arquivamento do processo", informa uma nota do Ministério Público. Menino morreu em janeiro deste ano.

19h45 - Apenas certificado para entrar em Portugal? Só a partir de segunda-feira

Resolução do Conselho de Ministros "será publicada amanhã em Diário da República" e as "regras nela constantes estarão em vigor a partir das 00h00 de segunda-feira, dia 7 de fevereiro". Assim, será apenas preciso apresentar Certificado Digital Covid da União Europeia. 

19h30 - Mais 182.618 casos de Covid-9 em Itália e 375 mortes

Itália conta agora com um total de 9.265.708 infeções de Covid-19 e 148.542 óbitos devido à doença desde o início da pandemia, avança o Ministério da Saúde do país.

19h11 - Bebé ligado a ECMO entrou com "miocardite". "Situação está controlada"

Hospital de São João, no Porto, fez uma conferência de imprensa para atualizar o estado da criança de 13 meses que se encontra na unidade hospitalar ligado a ECMO. Entrou "clinicamente muito doente".

19h05 - Mais de 36,5 milhões de pessoas com a dose de reforço em França

Em França já foram administradas 36.531.185 doses de reforço e, segundo o Ministério da Solidariedade e Saúde, 54.083.440 pessoas receberam a primeira dose.

18h53 - Crianças belgas recebem vacina da Moderna não autorizada por engano

Mais de 20 crianças belgas com idades entre sete e 12 anos receberam a vacina contra o coronavírus da Moderna que não foi liberada pela Agência Europeia de Medicamentos para a faixa etária, relata La Prensa Latina. Em vez de receber uma dose da Pfizer, autorizada pela EMA, os menores receberam erroneamente a vacina Moderna na quarta-feira num centro de vacinação localizado no norte da região da Flandres.

18h36 - Cerca de 50 deputados iranianos testam positivo

Cerca de 50 membros do parlamento de 290 assentos do Irão contraíram Covid-19, informação confirmada este sábado por um parlamentar sénior, avança a Reuters. A deputada Alireza Salimi revelou que a sessão parlamentar desta semana será realizada de acordo com os regulamentos de saúde.

17h53 - Presidente turco testou positivo à Covid-19

O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, anunciou este sábado que testou positivo à Covid-19, mas não tem sintomas graves. "Depois de apresentar sintomas leves, a minha esposa e eu testamos positivo para a Covid-19. Felizmente, temos uma infeção leve, que descobrimos ser devido à variante Ómicron", disse no Twitter.

17h28 - Administradas mais 68.336 doses de reforço contra a Covid-19

Relativamente ao dia anterior, foram registadas um total de mais 73.044 inoculações de vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a Gripe. No total, há 5.261.883 pessoas a quem já foi administrada a dose de reforço, de acordo com o relatório de vacinação este sábado revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

17h03 - O Reino Unido conta com mais de 37 milhões doses de reforço administradas

De acordo com o Departamento de Saúde e Assistência Social, foram hoje contabilizadas 37.493.486 doses de reforço dadas no Reino Unido.

16h22 - Líder da OMS reuniu-se com PM chinês para debater origem da pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu-se com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, para discutir a pandemia de Covid-19, em especial a investigação que está bloqueada sobre as suas origens na China.
  

15h35 - Coreia do Sul regista recorde diário de casos de Covid

A Coreia do Sul contabilizou no sábado mais de 30.000 infeções diárias por Covid-19 pela primeira vez, enquanto a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia registou um recorde de 36.362 novas infeções por Covid-19, avança a Asian News International.

O número mais recente representa um aumento em relação ao recorde diário anterior de 27.443 relatado na sexta-feira.

14h56 - Hong Kong regista número recorde de casos diários com 351 contágios

Hong Kong registou hoje um número máximo de novos casos diários de infeção com SARS-CoV-2, com 351 casos positivos, apesar da política de "zero covid", disseram as autoridades.

14h30 - Gravidade da Covid-19 em crianças é rara mas reforça importância da ciência

A Ordem dos Médicos e o Gabinete de Crise afirmaram hoje, na sequência do internamento de um bebé com covid-19 ligado a ECMO, que os casos graves em crianças são raros, mas reforçam a "importância do caminho da ciência". "Todas as vidas importam e a vida de uma criança deve ser protegida de forma ainda mais especial, pelo que nos preocupa o palco que é dado a discursos inconsistentes e que, sobretudo, não têm qualquer respaldo na evidência científica produzida sobre os efetivos riscos da doença nas crianças e a segurança e benefícios da vacinação", defende em comunicado o bastonário da Ordem dos Médicos.

14h15 - Portugal regista mais 41.511 casos e 44 mortes por Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 41.115 novos casos de Covid-19 e 44 óbitos, revela o boletim epidemiológico divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde. Em comparação com o dia anterior, quando se tinham registado 47.199 novos casos, houve uma ligeira descida no número de infetados.

13h40 - Açores com 1.404 casos e 378 recuperações nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde diagnosticou 1.404 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, 378 recuperações e o mesmo número de internamentos (60) de sexta-feira, segundo o boletim divulgado hoje.

13h36 - Presidente turco Erdogan anuncia ter testado positivo à Covid-19

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje ter testado positivo à covid-19, sem, no entanto, apresentar sintomas graves.

Depois de apresentar sintomas leves, a minha esposa e eu testamos positivo para covid-19. Felizmente, temos uma infeção leve, que descobrimos ser devido à variante Ómicron", escreveu na sua conta da rede social Twitter.

12h51 - Rússia continua a bater recordes diários com mais de 177 mil contágios

A pandemia de covid-19 na Rússia continua a bater recordes de infeções diárias com 177.282 nas últimas 24 horas, mais nove mil casos do que no dia anterior, segundo as autoridades de saúde informaram hoje

12h50 - Bebé de um ano com Covid internada em ECMO no Hospital São João

Uma bebé de um ano com Covid-19 está internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital São João, no Porto, ligada a suporte ECMO devido a complicações no seu quadro clínico. 

12h22 - Hospitais de Alcobaça e Pombal suspendem visitas em três serviços

O Centro Hospitalar de Leiria prevê manter, até dia 13, a suspensão das visitas em três serviços dos hospitais de Alcobaça e de Pombal, e nos restantes será retomada a entrada de visitantes a partir de segunda-feira

11h29 - Tuchel está infetado com Covid-19 tem Mundial de Clubes em risco

Chelsea anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao final da manhã deste sábado, que o treinador da equipa principal, Thomas Tuchel, foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus.

11h22 - Caso de Covid-19 confirmado: Guardião obriga Abel a mudanças no Palmeiras

Vinicius Silvestre testou positivo à Covid-19, esta sexta-feira, na chegada a Abu Dhabi, e a confirmação da infeção na contraprova das últimas horas obrigou Abel a convocar Mateus, outro guarda-redes, para o Mundial de Clubes.

10h19 - Marrocos prolonga encerramentos de portos a passageiros "até nova ordem"

O Governo de Marrocos vai prolongar o encerramento de todos os portos do país a passageiros para além de domingo, data em que são retomados os voos internacionais, mantendo a fronteira marítima fechada "até nova ordem", devido à pandemia.

10h03 - Investigadores propõem 3 medidas para prevenir pandemias e poupar milhões

Uma melhor vigilância dos agentes patogénicos, uma melhor gestão do comércio e da caça à fauna selvagem, juntamente com a redução da desflorestação, são três medidas propostas por um grupo de cientistas para prevenir futuras pandemias.

09h14 - Alemanha regista mais 217.815 casos e 172 mortes nas últimas 24 horas

A Alemanha reportou, este sábado, 172 mortes e 217.815 novas infeções por Covid-19, de acordo com os dados revelados pelo Instituto Robert Koch (RKI). A taxa de incidência a sete dias é de 1.388,0 casos por 100 mil habitantes, acima dos 1.349,5 do dia anterior. Há uma semana este valor estava em 1.127,7. Desde o início da pandemia, a Alemanha já contabilizou 10.889.417 contágios e 118.676 óbitos.

07h56 - Áustria impõe vacinação obrigatória para maiores de 18 anos a partir deste sábado

É oficial. Os austríacos maiores de 18 anos devem, a partir deste sábado, ser vacinados contra a Covid-19 sob pena de enfrentar uma multa pesada, numa medida inédita na União Europeia, recorda a France Press. A lei foi aprovada a 20 de janeiro pelo Parlamento e promulgada pelo presidente na sexta-feira, no culminar de um processo que começou em novembro, tendo em conta a propagação acelerada da pandemia devido à variante Ómicron. O governo optou por tornar a vacina obrigatória apesar das fortes críticas. Até ao momento, a taxa de vacinação não avançou muito na Áustria e permanece num nível inferior ao de França ou Espanha.

07h53 - Grupo de deputados alemão prepara lei de vacinação obrigatória
 
Um grupo de deputados alemães dos três partidos do governo preparou um documento de trabalho para lançar as bases para a criação da lei das vacinas obrigatórias, que consideram ser indispensável para todos os maiores de 18 anos.

07h48 - China quer partilhar ideias e alinhamento estratégico com o Egito
 
O presidente chinês Xi Jinping afirmou hoje durante uma reunião com o seu homólogo egípcio, Abdelfatah al Sisi, que os dois países partilham "ideias semelhantes" e um "alinhamento estratégico na causa da defesa dos seus próprios interesses". Em particular, Xi citou projetos como o desenvolvimento da área do Canal de Suez e a construção no ano passado da primeira fábrica de produção de vacinas contra a covid-19 em África, sobre a qual também ofereceu "ajuda para que o Egito se torne um centro de produção de vacinas" no continente.

07h14 - Líderes da União Africana discutem conflitos, golpes de Estado e Covid-19
 
Os chefes de Estado e de Governo da União Africana iniciam hoje em Adis Abeba, a cimeira anual, que deverá ficar marcada pela resposta do continente à Covid-19 e à proliferação dos conflitos e golpes de Estado.

07h03 - Para recordar:

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas