Covid-19. "Fase aguda" pode terminar a meio do ano com 70% de vacinados

Para o diretor-geral da OMS, não se trata de “uma questão de sorte”, mas sim de “uma questão de escolha”.

Notícia

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/02/2022 20:58 ‧ 11/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Pandemia

A fase aguda da pandemia pode chegar ao fim em meados deste ano, caso 70% da população mundial se vacine contra a Covid-19, considera o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“A nossa expectativa é que a fase aguda desta pandemia acabe este ano, claro que com uma condição; [a meta] dos 70% de vacinação [a nível mundial], até meados de junho, julho”, disse o responsável aos jornalistas, à margem de uma visita aos laboratórios da empresa de biotecnologia Afrigen, responsável pela primeira vacina mRNA em África.

“Se o conseguirmos, esta fase aguda pode mesmo terminar, e é isso que esperamos. Está nas nossas mãos. Não é uma questão de sorte. É uma questão de escolha”, complementou.

Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu ainda esperar que a vacina da Afrigen “seja mais adequada aos contextos em que será usada”, traduzindo-se em preços mais reduzidos e em menos problemas de armazenamento.

A vacina, apoiada pela OMS e pela iniciativa de Acesso Global às Vacinas da Covid-19 (COVAX), estará pronta para testes em novembro, esperando-se que seja aprovada em 2024, diz a AFP.

Recorde-se que apenas 11% da população africana está inoculada contra a Covid-19, a menor taxa de vacinação do mundo. Segundo a OMS, será necessário aumentar o esforço da campanha em seis vezes, de modo a atingir a meta apontada.

Leia Também: AO MINUTO: 5,5 milhões com 'reforço'; Casos descem na Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas