Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Suécia recomenda quarta dose de vacina contra a Covid-19 para idosos

Deve ser administrada quatro meses depois da dose anterior.

Suécia recomenda quarta dose de vacina contra a Covid-19 para idosos
Notícias ao Minuto

11:34 - 14/02/22 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

A Suécia está a recomendar uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 a pessoas com mais de 80 anos e para quem viva em lares ou recebam atendimento domiciliar, segundo as autoridades de saúde locais deram conta, esta segunda-feira, acrescentando que deve ser administrada quatro meses depois da dose anterior.

O responsável de saúde do país escandinavo, o epidemiologista Anders Tegnell, disse em comunicado, citado pela Associated Press, que uma quarta dose “fortalece a proteção” contra doença grave.

Durante a maior parte da pandemia, a Suécia destacou-se entre os países europeus devido à direção que tomou. Nunca entrou em confinamento ou fechou negócios, confiando em grande parte na responsabilidade individual para controlar o fluxo de infeções.

Embora as mortes provocadas pelo novo coronavírus tenham sido altas em comparação com outros países nórdicos, foram menores do que noutros locais da Europa que implementaram restrições.

No início deste mês, a vizinha Dinamarca anunciou estar a considerar “encerrar” o programa de vacinação na primavera e que não viam motivo para administrar uma dose de reforço a crianças ou uma quarta dose a habitantes considerados de risco.

Recorde-se que a semana passada, a Suécia interrompeu a testagem gratuita em larga escala devido ao elevado custo financeiro, mesmo entre pessoas que apresentavam sintomas de infeção. Apenas os profissionais de saúde, funcionários de lares e pessoas mais vulneráveis que apresentem sintomas terão acesso a um teste PCR gratuito.

Leia Também: Suécia acaba com testagem gratuita devido ao elevado custo financeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório