Nova Zelândia. Manifestantes desafiam polícia para entrar no parlamento

As manifestações do Canadá inspiraram pessoas antivacinas e contra restrições a marcar presença perto do parlamento neozelandês, fazendo-se acompanhar pelos seus veículos.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
16/02/2022 11:58 ‧ 16/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

Na Nova Zelândia esta quarta-feira começou com centenas de pessoas antivacinas a protestar com os seus veículos do lado de fora do parlamento, apesar das placas a informar que seriam rebocados.

Inspirados pelas manifestações de camiões que ocorreram no Canadá durante semanas e bloquearam o acesso a várias estradas à volta do parlamento, também na Nova Zelândia os cidadãos tentaram fazer o mesmo com cerca de 450 automóveis. 

Contudo, na passada terça-feira, as autoridades disseram aos manifestantes que se não saíssem os seus veículos seriam rebocados e apreendidos.

"Houve um fluxo de manifestantes no parlamento hoje, incluindo crianças. No entanto, a multidão estava em ordem", disse o assistente do comissário da polícia, Richard Chambers, acrescentando: "Esta é uma situação muito complexa e estamos atentos às táticas que precisamos para que a situação não se agrave".

Segundo a Reuters, Chambers disse, esta quarta-feira, que a polícia fez algum progresso com os líderes do protesto e cerca de doze veículos saíram voluntariamente. À manifestação, que começou apenas com pessoas anti vacinas da Covid-19, juntaram-se manifestantes a pedir o fim das restrições e ainda outros a chamar a atenção para questões sociais.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, sublinhou que estas manifestações são um fenómeno "importado" e rejeitou os pedidos para remover as restrições, visto que os novos casos diários estão no pico da pandemia, com mais de 1.100 relatados nesta quarta-feira, depois de já terem sido aliviadas algumas restrições este mês.

Leia Também: Canadá. Chefe da polícia de Otava demite-se após onda de críticas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas