O governo da cidade de Hong Kong planeia disponibilizar 10 mil quartos de hotel para infetados que contraíram Covid-19, tendo em conta a subida no número de casos registada nos últimos dias.
Além desta medida, foi ainda anunciada a obrigatoriedade de realização de testes Covid a partir de março.
Nesta cidade as infeções diárias aumentaram mais de 40 vezes desde o início de fevereiro e as autoridades fecharam escolas, ginásios, cinemas e a maioria dos locais públicos. O teletrabalho passou, também, a ser de novo uma realidade em Hong Kong.
Além do isolamento em quartos de hotel, o governo planeia testar um milhão de pessoas por dia a partir de março, secundo a agência Reuters, e quem não o fizer terá que pagar uma multa equivalente a cerca de 1.100 euros.
Estas medidas fazem parte do sistema 'covid zero' implementado pela China continental para eliminar todos os surtos. Trata-se de um sistema que implementa um pacote de restrições severas até eliminar a maioria dos casos.
Recorde-se que Hong Kong registou cerca de 30 mil infeções e 230 mortes desde o início da pandemia, muito menos do que outras grandes cidades de tamanho semelhante.
No entanto, especialistas médicos alertam que os casos diários podem aumentar para 28.000 até ao final de março, tendo em conta a baixa vacinação de idosos.
Leia Também: PR chinês define combate ao surto como "tarefa primordial" de Hong Kong