Morreu criança presa em poço desde terça-feira no Afeganistão
As autoridades talibãs disseram hoje que morreu o rapaz de 9 anos, preso desde terça-feira, num poço seco com 25 metros de profundidade, numa vila na província de Zabul, no Afeganistão.
Mundo Afeganistão
"Deixou-nos para sempre", publicou, na rede social Twitter, um conselheiro do Ministério do Interior afegão Anas Haqqani.
"Este é mais um dia de luto e dor para o nosso país", acrescentou.
O rapaz afegão, identificado como Haidar, caiu no fundo de um poço na aldeia de Shokhak, na província de Zabul, no sudeste do Afeganistão.
Na quinta-feira, às 20h00, as equipas de resgate estimavam que estivessem a cerca de um metro de distância do rapaz. Por isso, deixaram o equipamento que estavam a usar e começaram a escavar em direção ao menino.
#Haidar is still stuck. These rescuers are still trying to save him deep in the night. Please pray for #Haidar! #SaveHaidar #حيدري_وژغورئ pic.twitter.com/CQtPBya85R
— Sangar | سنګر پیکار (@paykhar) February 17, 2022
Haidar foi resgatado na manhã desta sexta-feira e transportado para o hospital de Kabul, mas acabou por não resistir. Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, publicou nas redes sociais uma imagem do resgate da criança, indicando que as equipas médicas estavam "a tentar salvar o menino".
په زابل ولایت کې د حیدر په نوم په څا کې غورځیدلی ماشوم له څا څخه راوایستل شو.
— Zabihullah (..ذبـــــیح الله م ) (@Zabehulah_M33) February 18, 2022
د ماشوم د صحت په اړه طیبي عمله لاس په کار ده چې ماشوم وژغورل شي.
د ماشوم د را ایستلو په عملیاتو کې دفاع وزیر محترم مولوي محمدیعقوب مجاهد او د کورنیو چارو وزارت استازی محترم انس حقاني هم ونډه درلوده. pic.twitter.com/kZZN0Z3s6u
Este acidente no Afeganistão lembra o ocorrido no início de fevereiro em Marrocos, quando Rayan, de 5 anos, caiu num poço seco e foi encontrado morto, depois de cinco dias de esforços por parte das equipas de resgate.
Leia Também: Luta contra o tempo para salvar menino de 9 anos preso num poço há 2 dias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com